Cuidados com o meio ambiente também são responsabilidades de muitas unidades escolares da rede estadual de ensino. Em Suzano, por exemplo, a E.E. Professor Tochichico Yochicava tem um projeto responsável por promover a sustentabilidade e mudar o hábito de toda comunidade escolar.
Desde 2012, a unidade, em parceria com a ONG Renove, participa de um projeto de preservação da Bacia do Rio Tietê e evita o descarte incorreto de óleo de cozinha.
“A partir (desse convite), fizemos campanha com a comunidade, com os alunos, professores, funcionários, de orientação e conscientização do descarte correto do óleo”, explica a diretora da escola, Elisabete Pereira.
A escola, portanto, se tornou um ponto de coleta para a comunidade. Segundo ela, geralmente os alunos reservam o óleo em casa em garrafas pets e trazem à entidade para ser descartado corretamente.
“Se as pessoas não descartam do jeito correto, isso pode prejudicar muito o meio ambiente”, ressalta o aluno Gabriel Henrique Alves de Lima, que diz já ter mudado o seu comportamento dentro e fora da escola.
Quem também reitera a importância do projeto é a estudante Maria Júlia Borborema Medeiros. Para ela, essa medida ajuda na reciclagem do óleo de cozinha, que geralmente é matéria-prima para a produção de tintas e combustível.
“De certa forma, ele ainda acaba voltando para o meio ambiente. Mas é de maneira muito menos agressiva do que jogar diretamente no ralo”, completa a jovem.
A unidade chega a coletar cerca de 100 mil litros de óleo a cada três meses. Hoje, a iniciativa é fundamental não só para o meio ambiente, como também para criar jovens mais comprometidos com gerações futuras.
Leticia de Aquino Costa, de 12 anos, também aprova o projeto. “Ter uma escola que faz iniciativas como esta me dá muito orgulho. Eu sempre falo para as pessoas virem até aqui e jogar o óleo corretamente. É uma forma de divulgar a ação, porque elas precisam de mais conhecimento”, finaliza.
Serviço
Posto de coleta de óleo – E.E. Professor Tochichico Yochicava
Endereço: Rua Fernando Antônio Renzi, 221, Miguel Badra, Suzano