quinta-feira, 20/10/2005

Em Votuporanga, EE Profª Esmeralda Sanches da Rocha desenvolve outra etapa do projeto Como, como?

A Câmara Municipal de Votuporanga foi o palco, no dia 18 de outubro, da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que abordou o tema Segurança Alimentar e Nutricional. A […]

A iniciativa foi organizada por 18 alunos da EE Profª Esmeralda Sanches da Rocha, de Votuporanga, como evento paralelo ao projeto Como, como?, da Secretaria de Estado da Educação.

Do debate, emergiram propostas que já começam a ser aplicadas na escola. Uma delas é o rodízio na cozinha, com a participação de cinco alunos por classe. Sob orientação de um professor eles fazem o reaproveitamento de alimentos que, depois de prontos, são distribuídos para os próprios alunos.

Com a ajuda das mães os alunos elaboraram um cardápio com o seguinte organograma:

Dia – Prato

14/10 – Esfirra de folhas e talos de couve e carne

17/10 – Barquinha de casa de melão e frango e suco de melão

18/10 – Arroz primavera

19/10 – Lasanha de pão amanhecido

20/10 – Role de pão amanhecido

24/10 – Panqueca verde

Outra etapa do projeto é a horta da escola. A preparação do solo teve início em julho com o professor orientador Alberto Carlos Viana e uma equipe de alunos. Monitorados por agrônomos da cidade, eles estão plantando e replantando as mudas.