Hoje (06) é o último dia da Semana D de prevenção ao Coronavírus, uma iniciativa de toda a rede para promover uma semana de atividades, com palestras de especialistas, dicas de higiene e cuidados, entre outras informações e esclarecimentos para a comunidade escolar. Diversas escolas estão realizando atividades de prevenção e conscientização da comunidade escolar, em esforço coletivo da rede.
Na Escola Estadual Major Marcelino da Fonseca, na Zona Norte da Capital, os cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental I (idades de 6 a 10 anos) receberam orientações e informações sobre o vírus. Os professores orientaram os alunos sobre como se prevenir do novo vírus, além de promover cartazes com demonstração de como lavar adequadamente as mãos, além de instruções de como e quando usar álcool gel. “O trabalho sobre Corana Vírus será realizado em uma sequência Didática em três etapas, com informações sobre o Vírus e meios de prevenção”, explica o diretor da unidade.
A Educação apoia a iniciativa. “É fundamental que os estudantes se unam para ações como essa. Recomendamos que as escolas sempre estejam atentas para novas formas de comunicação e que os estudantes repassem o conhecimento para toda a comunidade”, pontua a chefe de gabinete Renilda Peres.
A Semana D da prevenção ao Coronavírus foi mais uma iniciativa da rede estadual para conscientizar a população sobre a doença. “A Educação pode trazer uma grande contribuição para a saúde pública. Estimulamos que as escolas falam um dia de prevenção, explicando os sintomas e as preocupações que devemos ter”, reforçou o secretário Rossieli Soares. A Educação disponibilizou uma videoconferência para as 91 diretorias de ensino para capacitar os profissionais da rede, além de mobilizar as escolas.
A principal recomendação para a população é seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde.
Dicas de prevenção:
– Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão.