• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/07/2005
Últimas Notícias

Escola da Diretoria de Ensino de Jaboticabal promove inclusão social

Linguagem de Sinais para deficientes auditivos atende alunos da E.E. José Pacífico, de Guariba, e pessoas da comunidade Um grupo de 12 pessoas – dois alunos deficientes auditivos e 10 […]

Linguagem de Sinais para deficientes auditivos atende alunos da E.E. José Pacífico, de Guariba, e pessoas da comunidade

Um grupo de 12 pessoas – dois alunos deficientes auditivos e 10 pessoas da comunidade – participa nos fins de semana do curso de Linguagem de sinais desenvolvido na Escola Estadual José Pacífico, em Guariba. A iniciativa da Diretoria de Ensino de Jaboticabal, à qual pertence a escola, atende dispositivos da lei 10.436, de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS -, que é a forma de comunicação e expressão em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Segundo o artigo. 2o dessa lei, devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

O projeto conta com a colaboração da universitária Roseli da Silva, que atua no Programa Escola da Família e é desenvolvido em um ambiente de muita alegria, despertando o interesse de todos os membros da comunidade. O objetivo maior deste projeto é o da Inclusão Social destes alunos, bem como o de facilitar o processo de comunicação de amigos e familiares de pessoas com deficiência auditiva.