sábado, 10/09/2011

Escola da Família comemora 8 anos com atividades em Guarulhos

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos fins de semanaEm comemoração aos oito anos do Escola da Família, a […]

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos fins de semanaEm comemoração aos oito anos do Escola da Família, a Diretoria Regional de Ensino de Guarulhos Sul e as equipes do programa realizarão uma série de atividades especiais neste mês de setembro. A programação é voltada a alunos, pais e à comunidade da região.

Neste sábado (10/09), a partir das 9h, a Escola Estadual professora Therezinha Closa Eleuterio, localizada na rua Charles Miars Cooper, 35, Parque Maria Helena, vai promover um café da manhã comunitário para duzentas pessoas na unidade.
Quatro Escolas Estaduais terão programação especial no próximo sábado (17/09) e 13 mil participantes são aguardados. A Escola Estadual Pimentas VII, localizada à avenida Marginal Sul, sem número, no bairro Pimentas, vai promover caminhada, pintura facial, desfile de modas e oficinas de embelezamento. Na unidade Jardim Maria Dirce II, que fica à rua Belmonte, 88, Jardim Maria Dirce, haverá apresentações musicais, gincanas e oficinas de embelezamento.
A Escola Estadual Pastor João Nunes, localizada à avenida Centenário, sem número, no Jardim Centenário, vai promover gincanas, recreação com brinquedos infláveis e também oficinas de embelezamento. Por fim, a unidade Professora Maria Aparecida Rodrigues, que fica na rua Berilo, 72, Parque Alvorada, vai oferecer aos participantes um café da manhã comunitário.
No próximo sábado (24/09) a unidade Inocoop II, localizada à rua Elias Dabarian, 477, Conjunto Inocoop-Bonsucesso, vai promover jogos, oficinas de beleza e apresentações de violão. Cerca de trezentas pessoas são aguardadas.

Oito anos de programa

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana, das 9h às 17h, para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).
Para festejar o aniversário e os anos sucesso da ação, as escolas do programa em todo o Estado realizam comemorações ao longo do mês de setembro com diversas atividades como oficinas artesanais, gincanas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, bingos, almoços, cafés e lanches comunitários, passeio ciclísticos, apresentações de dança e de teatro, entre outras.
Participam do programa 2.635 unidades escolares, sendo 2.385 da rede estadual e 250 da rede municipal. As ações são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários, em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção visando uma qualidade de vida cada vez melhor.
Dessa forma, a proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda.
A iniciativa, reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Educação, é a maior do gênero no Brasil. Durante os oito anos de existência, ela registrou um total de 637 milhões de participações em 29 milhões atividades realizadas.