segunda-feira, 19/03/2012
Imprensa

Escola da Família deu início no sábado, 17, a encontros bimestrais com pais de alunos em 2,3 mil unidades de ensino

Projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” visa aproximar os familiares das atividades pedagógicas dos filhos, um dos objetivos do programa Educação – Compromisso de São Paulo A Secretaria […]

Projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” visa aproximar os familiares das atividades pedagógicas dos filhos, um dos objetivos do programa Educação – Compromisso de São Paulo A Secretaria da Educação deu início no sábado, 17, ao projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”, que vai promover encontros bimestrais com pais dos alunos nas 2.390 escolas estaduais que são sede do programa Escola da Família. A proposta tem como objetivo ampliar a participação da comunidade na rotina dos filhos e integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem como um de seus pilares a mobilização da sociedade. No final de semana as atividades foram realizadas nas unidades localizadas no interior do Estado. Nos dias 24 e 25, o trabalho será feito nas escolas da capital e Região Metropolitana de São Paulo. Nesse primeiro evento, os pais terão contato com o material didático utilizado por seus filhos em sala de aula, conhecerão o projeto pedagógico que será desenvolvido ao longo deste ano letivo e serão apresentados aos integrantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola. “Nessa primeira reunião, a comunidade escolar deve discutir atividades de lazer que podem ser desenvolvidas pelos alunos no intervalo, após a refeição. Além disso, ao final das apresentações, os responsáveis também vão resolver atividades do Caderno do Aluno de seus filhos, como se eles fossem estudantes”, contou a professora Maria Helena Berlinck Martins, coordenadora do programa Escola da Família. O projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” é resultado de ação iniciada em novembro do ano passado, quando, por meio do programa Educação – Compromisso de São Paulo, os responsáveis pelos estudantes da rede estadual foram convocados para comparecer às unidades de ensino e sugerir formas de ampliar a participação da comunidade não só na rotina escolar de seus filhos, mas também em ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo. A relação completa de escolas, com os respectivos endereços, pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br).