terça-feira, 21/06/2005

Escola da família, um dos destaques do encontro de Jaú

A 5ª Edição do Fórum Regional Governo Educador reuniu 42 prefeitos e 34 secretários municipais de educação da região de Jaú, nesta segunda-feira, dia 20, no Algodoeira Eventos, para discutir […]

A 5ª Edição do Fórum Regional Governo Educador reuniu 42 prefeitos e 34 secretários municipais de educação da região de Jaú, nesta segunda-feira, dia 20, no Algodoeira Eventos, para discutir propostas para a educação.

“Nosso papel como educador é transformar a escola em logos de conhecimento. Formar a escola do ser e não do ter. Para isso, a Secretaria está focada em dois grandes eixos: a capacitação de professores e o “Escola da Família”, disse Sonia Maria Silva, coordenadora da Cenp – Centro de Estudos e Normas Pedagógicas, durante a abertura do fórum. O prefeito de Jaú, João Sanzovo Neto, ressaltou a necessidade da parceria entre Estado e municípios. “Iniciativas como o Saresp são importantes para avaliar as ações e investir bem em educação”, disse.

Outro destaque do evento foi o Escola da Família. Cerca de 30 municípios da região já se inscreveram para abrir as escolas das redes municipais aos finais de semana. “Um dos principais objetivos deste fórum é aliar as forças de Estado e municípios para que estas iniciativas possam chegar a todos os cidadãos, e assim, melhora a qualidade do ensino público”, concluiu Sonia.

ENCONTRO COM EDUCADORES – Antes do Fórum, na parte da manhã, mais de 2.000 educadores da região assistiram à palestra do antropólogo e escritor Daniel Munduruku, um dos coordenadores do curso de magistério indígena no estado de São Paulo, que abriu o encontro falando da importância e da tradição de contar histórias, numa referencia ao programa Hora da Leitura.

Entre os convidados estavam o Secretário Municipal de Educação de Jaú, Durval Fiorelli e os dirigentes de ensino de Jaú, Lins, Taquaritinga, Ourinhos, Pirassununga, Bauru e São Carlos.

Egle Cisterna