• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/11/2019
Boas Práticas

Escola de Osasco organiza ações para o Novembro Azul

Ciclo da palestras e entrega de doações ao ICESP faz parte das ações

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiro. A cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. No mundo, três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

Foi pensando nisso que a Escola Estadual Armando Gaban, em Osasco, promoveu ações de conscientização dentro do Novembro Azul, mês destinado a sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados preventivos. Apesar de ser associado à terceira idade, a importância da prevenção ao câncer de próstata é contínua e deve começar em todas as idades.

As ações começaram no 9º Ano C, que organizou um ciclo de palestras e exposições sobre a doença. “Os estudantes entregaram panfletos, fizeram pesquisas e conscientizaram todos, meninos e meninas na turma, sobre a doença. A ação passou da sala de aula e foi até para os pais e a comunidade escolar”, explica José Rodrigues, professor de história na unidade.

Junto com o ciclo, a escola fez uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para pacientes do ICESP – Instituto do Câncer de São Paulo. A entrega será feita no dia 13 de dezembro, no Polo de Osasco, e junto com a ação a Banda Marcial da escola irá tocar músicas natalinas para colaboradores e funcionários do hospital. 

“Nossa banda é um dos orgulhos que temos aqui e ela sempre está presente em ações assim. Em outubro focamos no Outubro Rosa, agora no Novembro Azul”, pontua Iracy Santana, professora da unidade. A Escola Estadual Armando Gaban é conhecida pelas ações para a comunidade.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na rede estadual, diversas escolas promovem ações de conscientização sobre a doença.