• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/12/2015
Pais e Alunos

Escola de Pindamonhagaba lança campanha para combater faltas dos alunos

Chamada de “Adote um Amigo”, ação propõe que os estudantes cuidem um os dos outros

Nascido em setembro, o projeto “Adote um Amigo”, da E.E Yonne César Guaycuru de Oliveira, de Pindamonhagaba, tem dado certo e vem ganhando cada vez mais fãs na unidade. O projeto propõe que os estudantes cuidem um dos outros para diminuir o número de faltas. A ideia surgiu após a Secretaria publicar a Resolução 42, correspondnte a campanha Quem Falta Faz Falta, que reúne ações para manter o aluno em sala de aula.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Esse projeto veio com o objetivo de combater as faltas e também melhorar as notas dos alunos. E nada como um amigo cuidar do outro, um incentivando o outro. Tudo foi discutido com os pais e diretoria de ensino anteriormente e aprovado”, afirmou a coordenadora pedagógica, Fernanda Cristina do Nascimento.

A coordenadora explicou que conversou com os alunos que apresentavam altos índices de faltas e defasagens no aprendizado para propor a ação. “Eles foram “adotados” por um colega de classe. Os adotantes receberam uma ficha para acompanharem tudo sobre amigo. Tem dado muito certo.” 

Toda sexta-feira a coordenadora passeia pelo pátio da escola e verifica como foi o andamento da semana, desde comportamento, notas e faltas, pois na ficha existe um campo para todos essas questões. E também é perguntado se estão gostando do projeto e se querem dar continuidade.

“Gostei muito do projeto, me ajudou nas notas. Fez os alunos se unirem mais e ainda, dessa forma, um ajudar o outro”, diz o “adotado” Guilherme Gonçalves André. Já a adotante Priscila Mariano Miranda percebeu que a ideia a motivou mais. “Combinamos de um apoiar um outro. As vezes estou deitada na cadeira e um amigo diz: acorda, você tem que dar exemplo!”.

“No começo pensei que não fosse dar certo. Antes eu sentava no fundo e agora, depois do projeto, me interessei mais, agora sento na frente”, disse a aluna Isabela Ribeiro da Silva. Alguns alunos preferiram adotar dois estudantes de uma vez. “Eu adotei a Isabela e o Marcos, mudamos de lugar e sentamos na frente agora. Eles me ajudam também, tiramos muitas dúvidas um do outro. Eu estou gostando muito desse projeto”, diz Dara Eliza dos Santos Costa

“Eu fui chamada pela coordenadora para ver se eu queria adotar a Ana Beatriz. Como eu queria ajudar e aprender também, aceitei. Ela está melhorando muito. Vale a pena aprender com um amigo. Ter um amigo do lado é sempre bom, a gente não consegue nada sozinho”, finaliza a aluna Laila Gleice Mizushima de Souza Mattos.