No último dia 15 de dezembro, a Escola Estadual Prof. Alzira Valle Rolemberg, em São José do Rio Preto, inaugurou um jardim sensorial, fruto do projeto “Do solo ao prato: autismo e integração sensorial no quintal da escola”, encabeçado pela professora de Geografia Sandra Zanatta Rodrigues Galavotti.
A concretização do espaço, o primeiro do tipo na rede estadual, é resultado da premiação recebida pelo projeto por meio do programa “Crianças Mais Saudáveis”, organizado pela Fundação Nestlé. Com a verba recebida a escola viabilizou a construção de um lago artificial para a criação de peixes e equipado com uma cascata, além de um pergolado, onde serão cultivadas diferentes espécies de plantas e ervas como alecrim, manjericão, lavanda, hortelã, melissa, poejo, entre outras.
O local funcionará como um espaço de autorregulação para os alunos autistas a partir do estímulo sensorial olfativo e gustativo. Ainda há previsão da realização de atividades multidisciplinares com foco em coordenação motora e na exploração de diferentes práticas corporais em contato com a natureza, que se refletirão em benefícios para todos os alunos.
Durante a inauguração do espaço de integração sensorial, estiveram presentes docentes da unidade de ensino, alunos e representantes da Fundação Nestlé. Ao todo serão beneficiados 27 alunos elegíveis para a educação inclusiva, sendo 11 autistas, 10 deficientes intelectuais, dois deficientes auditivos, dois estudantes com deficiência física, um com baixa visão e um com deficiência múltipla.