Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio aprendem técnicas musicais específicas sobre o instrumento, realizam apresentações e ainda desenvolvem habilidades de comunicação e interação em grupo
Um projeto implementado na Escola Estadual José Odin de Arruda, em Sorocaba, tem proporcionado aos alunos da 5º série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio uma experiência de aprendizado diferente: participando de uma oficina de violão, eles desenvolvem habilidades de comunicação, disciplina e ampliam o conhecimento cultural. E tudo isso com muita diversão.
O projeto foi idealizado pela professora Hiclei Bolina Gobatti, que introduziu a atividade dentro da disciplina de Arte na unidade de ensino, em 2008. Também professora de violão desde 1992, Hiclei criou um método próprio de ensino do instrumento para crianças, que vai do erudito ao popular, e foi registrado na Biblioteca Nacional. E é com base neste método que a oficina de violão foi criada. Atualmente, 13 jovens fazem parte da orquestra e mais 30 estão em fase de aprendizagem para poder ingressar na orquestra oficial. Todos são alunos da escola.
“O objetivo do trabalho é despertar nas crianças paixão pela música e permitir que elas expressem seus sentimentos através dela. Dessa forma, esses jovens terão um desenvolvimento mais dinâmico de suas capacidades e habilidades, interagindo nos campos social, emocional e afetivo”, destaca a professora.
Os ensaios acontecem na própria escola durante uma hora e meia, uma vez por semana, sempre em horários alternados aos períodos de aulas. Além de aprender as técnicas do instrumento, os alunos também assistem a uma explanação geral para unificar e aperfeiçoar os estilos diversos, favorecendo a prática em grupo.
O grupo já realizou diversas apresentações para os pais, dirigentes de ensino e comunidade dentro e fora da escola. Novas atividades já estão programadas para todo o ano de 2011.