quarta-feira, 22/12/2004

Escola de Suzano realiza exposição do mestre Carybé

Pais e mestres da escola estadual Profª Luiza Hidaka tiveram a oportunidade, no último dia 15, de apreciar por vários ângulos a obra do artista plástico baiano e analisar os […]

Pais e mestres da escola estadual Profª Luiza Hidaka tiveram a oportunidade, no último dia 15, de apreciar por vários ângulos a obra do artista plástico baiano e analisar os personagens e características que habitam seus trabalhos, como os costumes regionais, a culinária, religião e indumentárias .

O artista também mostra o cotidiano do povo baiano, desde o comércio nas feiras à vida dos pescadores, capoeiristas e lavadeiras. Enfim, o dia-a-dia do povo simples e criativo que encontramos nas ruas, praias e interior da Bahia, terra plural na sua cultura e ao mesmo tempo singular na sua infinita capacidade de conviver com tantas diferenças.

Outras linguagens como a música de Dorival Caymmi, e a literatura de Jorge Amado enriqueceram essa exposição, pois as conexões entre as artes produzidas por esses três grandes artistas possibilitou diversos olhares e a compreensão de que existem muitas formas de expressar a mesma idéia.

Segundo a professora Neide Elizabeth Barros, o objetivo foi idealizar uma exposição em que as pessoas se sentissem parte da obra, por isso a idéia de recriá-las em um espaço tridimensional, o qual utilizou como som ambiente músicas de capoeira, Caymmi entre outras. Já em 2005 essas figuras ampliadas serão utilizadas como cenário para um musical com alunos do Ensino Fundamental, explica a educadora.