• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/08/2005
Últimas Notícias

Escola de Votuporanga é finalista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

A Escola Estadual Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, classificou-se para a fase final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A seleção foi feita pelo Comitê Nacional do Prêmio, […]

A Escola Estadual Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, classificou-se para a fase final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A seleção foi feita pelo Comitê Nacional do Prêmio, composto por dois integrantes de cada uma das instituições parceiras: Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho e Unesco. A representante paulista vai concorrer com escolas do Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ao Diploma Escola Destaque Brasil.

A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretária de Estado da Educação – CENP – avaliou 36 itens nas escolas estaduais para escolher a representante paulista. Foram avaliados: gestão de resultado educacional, gestão participativa, gestão pedagógica, gestão de pessoa e gestão de serviço, apoio, recurso físico e financeiro.

A escolha da Escola Destaque Brasil, entre as seis finalistas, será transmitida ao vivo pelo Canal Futura, ainda sem data definida.

A vencedora ganhará da Fundação Roberto Marinho um prêmio de R$ 10 mil. As outras classificadas como a melhor de cada Estado receberão R$ 2 mil e um “kit” educativo. Os diretores das 27 escolas, reconhecidos como Lideranças em Gestão Escolar, ganharão uma viagem de intercâmbio de experiências para os Estados Unidos, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Essa viagem faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, uma parceria do Consed com a Embaixada Americana.

Para a escola participar do Prêmio é necessário realizar a auto-avaliação de suas práticas de gestão e resultados alcançados, envolvendo o colegiado escolar e seguindo as orientações do manual específico. A auto-avaliação constitui estratégia imprescindível da gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar a escola. Essa estratégia foi priorizada por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento para a comunidade escolar.

A idéia é estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

As seis finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar:

AC E.E. Infantil e Fundamental Duque de Caxias
MS E.E. Fernando Corrêa da Costa
PE Escola Severino Farias
RJ Colégio Estadual Luiz Ferraz
RN E. E.E.M. Profª Iracema Brandão de Araújo
SP E.E. Prof. Uzenir Coelho Zeitune

Eduardo Santos