• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/12/2004
Últimas Notícias

Escola e médico ultrapassam barreiras e informam sobre sexualidade

Assuntos relacionados com a sexualidade ainda são encarados pela garotada, pela comunidade e pelos pais, como tabus. Romper esta barreira e informar tem sido a meta da Escola Estadual Valêncio […]

Assuntos relacionados com a sexualidade ainda são encarados pela garotada, pela comunidade e pelos pais, como tabus. Romper esta barreira e informar tem sido a meta da Escola Estadual Valêncio Soares Rodrigues (Vargem Grande Paulista – SP), da Diretoria de Ensino de São Roque.

Com o apoio do médico ginecologista Dr. Sérgio Guisard, a escola estadual desenvolveu durante os três últimos meses de aula o projeto O Desafio Da Sexualidade – Prevenção Também Se Ensina. A orientação do médico local foi de grande ajuda: segundo ele, a preocupação com os jovens da comunidade já existia devido ao alto percentual de adolescentes grávidas, portadoras de DST e abortos generalizados.

A orientação prestada pelo Dr. Sérgio aos jovens e adolescentes das 7ªs e 8ªs séries, do ensino fundamental, foi apoiada em palestras, bate-papo e reuniões. Como o projeto foi bem desenvolvido, o serviço acabou estendendo-se para todo o ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para alunos do 4º ano de magistério da escola.

Depois de realizados os trabalhos, palestras, conversas e reuniões, os jovens constataram a necessidade de manter uma conversa mais informal. Os alunos foram divididos em grupos e, todas as sextas-feiras, no período da tarde, discutem de forma descontraída suas angústias, dúvidas e medos.

A temática do projeto despertou o interesse das mães dos adolescentes, que solicitaram à escola que as palestras fossem estendidas a elas, pois assim poderiam esclarecer suas suspeitas e anseios.

Durante o período de férias a população poderá contar com esse serviço aos sábados dentro do Programa Escola da Família e os trabalhos começarão a partir do próximo dia 11 de dezembro, oportunidade em que o Dr.Sérgio Guisard estará levando o seu trabalho voluntário às mães e alunos da escola.

Diego Gurgel do Amaral