• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/09/2011
Últimas Notícias

Escola em Caçapava promove show de talentos nesta terça-feira, 06/09

Iniciativa traz apresentações de alunos da unidade com música, dança, teatro e literatura A Escola Estadual Professor Roque Passarelli, localizada em Caçapava, promove nesta terça-feira, 06 de setembro, às 19h, […]

Iniciativa traz apresentações de alunos da unidade com música, dança, teatro e literatura

A Escola Estadual Professor Roque Passarelli, localizada em Caçapava, promove nesta terça-feira, 06 de setembro, às 19h, o fechamento do projeto “Roque é Cultura” com um show de talentos dos alunos. A iniciativa apresenta as habilidades dos estudantes da unidade escolar na música, na dança, no teatro, na expressão corporal e na literatura.

O evento marca a conclusão das atividades do projeto, que trabalha com os alunos um mesmo tema, de forma interdisciplinar, ao longo do ano letivo. Os professores desenvolvem a proposta escolhida por meio de debates, pesquisas, aulas temáticas e atividades que envolvem todas as disciplinas desde o ciclo II do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Além disso, cada docente fica responsável por conduzir e acompanhar as atividades em uma sala de aula.

Em cada edição um tema diferente para o projeto é escolhido no início do ano, por meio de uma votação dos alunos, de acordo com um conjunto de temas pertinentes selecionado previamente pelos professores. A ação é finalizada, em setembro, com um grande show de talentos dos estudantes.

Velha Infância

Este ano o projeto trabalha a questão da velha infância, tratando dos sonhos, das fantasias e dos valores do passado, da época dos pais e avós dos estudantes. O tema também faz um contraponto entre as diferenças desse tempo com os dias de hoje.

De acordo com o diretor da unidade escolar, Sidney Sanita, a ideia é fazer uma reflexão com as famílias para resgatar valores esquecidos atualmente. Para Sanita, o projeto conseguiu estimular a autoestima dos professores e dos alunos. “A iniciativa vem ajudando muito a escola a conseguir melhores notas no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp, pois fez com que os alunos se envolvessem mais com as disciplinas e despertou ainda mais o interesse em pesquisar e em ler”, explica o diretor.

O evento, realizado há sete anos, será na própria unidade escolar, localizada na Rua Artur Benedito de Oliveira Porto, 201, no Jardim Rafael. São esperadas cerca de mil pessoas, entre pais de alunos e comunidade da região. Na apresentação de 2010, cerca de duas mil pessoas conferiram a apresentação com o tema “O amor”.