segunda-feira, 15/12/2003

Escola em Itapetininga registra sucesso no Saresp

No dia 3 de dezembro, dia da realização do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), a EE Professor Modesto Tavares de Lima, localizada no município de Itapetininga, registrou a […]

No dia 3 de dezembro, dia da realização do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), a EE Professor Modesto Tavares de Lima, localizada no município de Itapetininga, registrou a presença de 98,3% de seus alunos. Pela primeira vez, o Saresp avaliou os 4,7 milhões de alunos da rede estadual nas 5.407 escolas em todo Estado.

O diretor da escola, professor Vancley Sacco, relata que o sucesso da avaliação na unidade deve-se ao envolvimento de toda à equipe escolar, no processo. “Agradecemos o empenho e a dedicação de todos – direção, coordenação, docentes, secretaria, oficiais de escola, agentes de organização escolar, inspetoras, serventes, merendeiras, amigos da escola, pais e, principalmente, os alunos,  no compromisso de melhorar cada vez mais a escola pública”, destaca o diretor.

O Saresp/2003 avaliou este ano as competências e habilidades relacionadas à área cognitiva de Leitura e Escrita, que estão sendo trabalhadas pelos docentes de todos os componentes curriculares no Ensino Fundamental e Médio. Segundo o diretor Vancley Sacco, esse trabalho está integrado dentro do projeto pedagógico da escola e de acordo com as prioridades da política educacional do governo do Estado e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – e seus desdobramentos.

A correção das redações são realizadas pelos professores de Língua portuguesa, enquanto as questões objetivas são processadas pela Fundação Carlos Chagas, responsável pela formulação das provas. As provas de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental serão corrigidas pelos professores participantes do projeto Letra e Vida. Além dos profissionais da educação, participaram do processo mais de 45 mil pais de alunos, representantes das Associações de Pais e Mestres (APMs), que atuaram como observadores e analisadores da aplicação.

O resultado final do exame está previsto para o início do ano letivo de 2004.

Ana Lucia Venerando