Uma das principais mudanças promovidas na rede estadual nesse ano foi o novo Calendário Escolar, com novos tempos escolares e a criação de dois recessos entre as férias de julho. Com o intuito de explicar e tirar dúvidas para os pais e responsáveis, a Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, promoveu uma reunião de alinhamento de processos na última semana de janeiro.
Além do calendário, vários temas de importância para os pais foram discutidos, como a realização do balanço de atividades e de aprendizagem em 2019, computando o saldo positivo das muitas conquistas positivas da escola. Outro ponto foi a eleição dos membros para o Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres, de grande importância ao longo do ano.
A Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha também chamou alguns alunos veteranos para participar da reunião. Segundo a direção, “eles são fundamentais para alinhar os procedimentos e compartilhar as novidades para 2020 com os outros alunos”.
Mudanças atuam na melhoria da aprendizagem
As principais novidades são a previsão de períodos de recesso após o término do 1º e do 3º bimestres, com atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem; Semanas de Estudos Intensivos para recuperar, reforçar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes, de forma alinhada às avaliações; e planejamento escolar que cumpra os 200 dias letivos, para efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).
A nova organização dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e do 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres. “Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destaca o secretário Rossieli Soares.
Além disso, o calendário 2020 propõe Semanas de Estudos Intensivos, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. “As mudanças têm o objetivo de fortalecer as habilidades essenciais a serem trabalhadas durante essas semanas, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes”, explica Caetano Siqueira, coordenador da COPED.
As férias dos professores continuam como nos anos anteriores – incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho. Essa mudança foi motivada pelo diagnóstico da Secretaria, baseado em evidências educacionais, as quais apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda.