quarta-feira, 08/05/2024
Creche Escola

Governo de SP entrega creche em Serra Negra com 130 vagas

Foram investidos R$ 5,1 milhões na construção; unidade tem capacidade para atender 130 alunos

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (7) mais uma unidade do Programa Creche Escola. Localizada no município de Serra Negra, pertencente à Diretoria Regional de Ensino de Mogi Mirim, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Doraci Ramalho Silingardi tem capacidade para atender 130 crianças.

Com investimento de mais de R$ 5,1 milhões, a construção foi custeada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em parceria com a prefeitura municipal. Representando o poder público estadual, o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto, esteve no evento.

Todos os edifícios do programa são equipados com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As construções também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para Jean Pierre, garantir um lugar para as crianças poderem ficar enquanto os pais e mães trabalham é uma prioridade. “Nossa meta é entregar creches em todo o estado, beneficiando assim cada vez mais famílias. Nosso trabalho continua”, afirma o presidente da FDE.

Programa Creche Escola

Desde o início da atual gestão, em 2023, a Seduc-SP entregou 36 unidades do Programa Creche Escola. Foram geradas 4.600 novas vagas e investidos R$ 70,2 milhões. Desde sua implantação, em 2011, foram entregues 588 creches, sendo 39 na capital e 549 no interior. Na região da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim foram entregues 15 creches, gerando 1.900 vagas, com investimento de R$ 26,6 milhões.

Para a viabilização de novas creches, a Seduc-SP e os municípios interessados assinam um termo de compromisso. Com o programa, o governo estadual espera expandir o atendimento a alunos dessa faixa etária, prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social.

À FDE, entre outras ações, cabe a elaboração do projeto, além de vistorias mensais de acompanhamento e cumprimento do cronograma físico-financeiro.