sexta-feira, 24/11/2006

Escola Estadual da Baixada Santista mobiliza estudantes para doação de sangue neste sábado, dia 25

Entre 8h30 e 17 horas, instalações da unidade escolar serão transformadas em pontos de coleta Conscientizar alunos, pais, professores, funcionários e a comunidade em geral sobre a importância da doação […]

Conscientizar alunos, pais, professores, funcionários e a comunidade em geral sobre a importância da doação de sangue, e difundir a idéia de que uma simples participação pode salvar muitas vidas. Estes são os principais objetivos da Campanha Anjo Amigo, promovida pelo quarto ano consecutivo neste sábado, 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, entre 8h30 e 17 horas.

No comando da iniciativa, alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Profª Silvia Jorge Pollastrini, de Itanhaém, no litoral sul do Estado, local da ação. “A idéia é incentivar as pessoas para que estejam sempre dispostas a praticar este ato de solidariedade e de grande importância para a sociedade”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Romano.

Além da doação, várias atividades estão programadas, entre elas, palestras sobre acidentes domésticos e meio ambiente; oficinas de artes; reciclagem de garrafas pet e caixas de leite; padaria artesanal, e ainda, corte de cabelo, brinquedoteca e massagem relaxante. A equipe do Escola da Família ficará responsável por atividades como yoga, oficinas de biblioteca, biscuit, tricô, informática, danças, esportes e línguas.

Solidariedade que corre nas veias

Os envolvidos na campanha esperam atrair o maior número de pessoas, fazer com que os alunos aprendam a importância da ajuda ao próximo e a passem adiante, servir de exemplo para outras entidades, e ainda, fazer com que cada cidadão se sinta um anjo amigo, sempre disposto a doar um pouquinho de si, trazendo esperança de vida para muitas pessoas.

Como será

Uma grande rede de parceiros permanece unida desde 2003 para viabilizar a doação. Além da escola e da comunidade, também fazem parte da campanha a Prefeitura, o Banco de Sangue de Itanhaém e o Programa Escola da Família. Gente disposta a mobilizar o maior número de pessoas para arrecadar alimentos que auxiliem e reforcem a alimentação dos doadores, e também, preparar a escola para receber o Banco de Sangue, tornando o ambiente agradável e acolhedor.

Do Banco de sangue para a sala de aula

Assim como a ajuda, o aprendizado também é sempre bem vindo. Prova disso é que toda a ação também ganha espaço para ser trabalhada em sala de aula. Nas disciplinas de Ciências e Biologia, os alunos são estimulados a conhecer todo o processo sanguíneo, os tipos de sangue, as doenças, e a importância da doação. Em Língua Portuguesa eles aproveitam para elaborar cartazes informativos sobre a campanha para serem espalhados pela comunidade. Oportunidade perfeita para exercitar o senso criativo com a publicidade em torno da doação.

Já as aulas de Educação Artística são usadas para organizar a exposição da campanha no desfile comemorativo ao aniversário de Itanhaém, enquanto as aulas de Matemática lidam com os dados coletados como, por exemplo, o número de doadores, as porcentagens, percentual de participação etc.

Serviço:

Data: 25.11.2006

Horário: 8h30 às 17 horas

Local: Escola Estadual Profª Silvia Jorge Pollastrini – Rua Profª Alice T.C. Saraiva nº 32, Bairro Belas Artes, em Itanhaém. O telefone para outras informações é (13) 3422.4977