quarta-feira, 22/05/2013

Escola estadual de São Carlos é finalista do 9º Prêmio Mario Covas

Projeto InterÉtica, criado por monitores do programa Acessa Escola, orienta estudantes da Escola Estadual Esterina Placco a utilizar a internet de forma responsável e segura A Escola Estadual Esterina Placco, […]

A Escola Estadual Esterina Placco, localizada em São Carlos, está entre os finalistas do Prêmio Mario Covas por uma iniciativa que orienta alunos a utilizar a internet de forma responsável e segura. O projeto InterÉtica foi criado por estudantes da própria unidade, monitores da sala do Acessa Escola, com base no programa Internet Segura, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Outros quatro trabalhos vinculados à pasta concorrem à premiação deste ano, que terá os vencedores revelados dia 27 em cerimônia na capital.

A ideia, reconhecida na categoria Cidadania em Rede, surgiu no ano passado, quando a estudante Bruna Rodrigues de Almeida atuava como monitora do Acessa Escola, espaço no qual os alunos da escola utilizam computadores como recursos pedagógicos. Ela conta que, com apoio do material do programa “Internet Segura. Bom pra você!” criou atividades, como oficinas e gincanas. Tudo em conjunto com a coordenadora Isabel Kakuda e os colegas monitores Jhonny Henrique de Moura e Valdir Moreira Júnior.

Entre os temas abordados nas atividades com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e as séries do Ensino Médio estão cyberbullying, responsabilidade nas redes sociais, direitos autorais. “Buscamos tratar de assuntos que contribuíssem para uma postura mais ética na internet”, conta a ex-aluna e monitora Bruna, que este ano ingressou na universidade.

A ação deu tão certo que terá continuidade, conta a diretora da escola, professora Silvana Crestano Kabbach. O objetivo é dar prosseguimento à iniciativa com os novos monitores do Acessa Escola.

O projeto InterÉtica reforça os conceitos trabalhados no programa Internet Segura. “Os jovens e crianças estão expostos a muitos riscos e é na escola que tiram suas dúvidas sobre a internet e sobre a segurança na vida digital”, explica o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Adriano Cansian.

Projetos finalistas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no 9º Prêmio Mario Covas:

Categoria Gestão Estadual

Implantação da comunicação digital na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Portal da Secretaria da Educação

Projeto de Leitura Centopeia – Diretoria Regional de Ensino de Catanduva

Recreio Lúdico e o Resgate de Valores – Escola Estadual Sant’Ana do Paraíba, São José dos Campos

Categoria Cidadania em Rede

Biotecnologia em Rede – Escola Estadual Parque Piratininga III, Itaquaquecetuba

Projeto InterÉtica – Escola Estadual Esterina Placco, Diretoria Regional de Ensino de São Carlos