• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/03/2012
Imprensa

Escola estadual de São Sebastião terá amanhã festival de hip-hop para comunidade da região

O evento será o primeiro de cinco concursos do gênero musical que as secretarias da Educação e da Cultura promoverão por meio do projeto “Hip-hop Ensina” Serão apresentadas 15 composições […]

O evento será o primeiro de cinco concursos do gênero musical que as secretarias da Educação e da Cultura promoverão por meio do projeto “Hip-hop Ensina”

Serão apresentadas 15 composições ao júri e ao público, estimado em 600 pessoas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura, realiza amanhã, 31 de março, às 12h, o primeiro festival do projeto “Hip-hop Ensina”. As apresentações acontecerão na Escola Estadual Professora Josepha de Sant’Anna Neves, localizada na avenida Professor José Machado Rosa, 120, em São Sebastião. São esperadas cerca de 600 pessoas no evento, que contará com a participação especial de Max B.O., rapper e apresentador do programa “Manos e Minas” (TV Cultura).

Foram selecionadas 15 composições para participar do festival, desenvolvido por meio do programa Escola da Família e pelo projeto Ações Preventivas na Escola, ambos da Secretaria da Educação. Os trabalhos foram produzidos pelas comunidades escolares das unidades estaduais do litoral norte.

As composições têm conteúdo educativo e abordam temas como riscos do uso de álcool, tabaco e drogas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência e discussão das igualdades de gêneros ou de etnias.

“Nosso principal objetivo é utilizar o potencial da cultura juvenil para trabalhar a questão da prevenção no ambiente escolar. Nesse sentido, o hip-hop tem se mostrado um veículo eficaz nos processos de aprendizagem”, explica Rubia Carla do Prado, membro da equipe do Escola da Família e uma das idealizadoras da ação.

O festival terá comissão julgadora composta por júri técnico e artístico, que avaliará aspectos como interação com o público, abordagem do tema, proposta artística, performance, entre outros critérios.

Para Max B.O. “o encontro é fundamental para difundir música e principalmente vivência entre jovens de origens e sonhos parecidos. Uma possibilidade única de mostrar que os primeiros desafios a serem superados são os que encontramos em nós mesmos”.

Próximos festivais

As próximas etapas do projeto serão realizadas nas cidades de Jaú, São Paulo, Sertãozinho e Sumaré. Os três melhores classificados de cada região serão premiados com troféus. Entre os que tiverem a primeira colocação em cada um dos eventos, será escolhido um artista para representar o programa Escola da Família no Encontro Paulista de Hip-Hop, a ser realizado em novembro.

“O nosso interesse é enfatizar o conceito desse gênero musical como instrumento pacífico de transformação social, levando à prática essa teoria”, explica Márcio Santos da Silva, assessor de projetos em hip-hop da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre o programa Escola da Família

Com o objetivo de aproximar sociedade e escola, desde 2003, o Escola da Família promove a integração entre estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos da iniciativa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.