• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/04/2007
Últimas Notícias

Escola Estadual do interior faz arte para comemorar dia da ressurreição

Alunos ficaram entusiasmados com a atividade, e fizeram questão de presentear os familiares com ovos coloridos Confeccionar ovos coloridos. Foi a partir desta atividade que os professores de Educação Artística […]

Alunos ficaram entusiasmados com a atividade, e fizeram questão de presentear os familiares com ovos coloridos

Confeccionar ovos coloridos. Foi a partir desta atividade que os professores de Educação Artística da Escola Estadual Profª. Silvia Gama Balaben, em Poá, na região de Itaquaquecetuba, envolveram os alunos em torno da Pêssanka, arte de colorir ovos pascais.

A idéia foi mostrar aos estudantes o quanto a atividade traz beleza, magia, alegria e esperança de um novo começo, além de significar boa sorte e votos de felicidade. De acordo com a equipe de professores da unidade escolar, os alunos ficaram entusiasmados com a atividade, e fizeram questão de presentear os familiares com ovos coloridos, resgatando um tradicional símbolo da Páscoa.

 

 

Sobre a Pêssanka

São ovos naturais pintados à mão. Para a confecção desta arte são usados ingredientes como tinta, cera de abelha, vela e pena. Cada ovo demora cerca de duas a quatro horas para ser confeccionado. A arte foi trazida para o Brasil pelos imigrantes Ucranianos que vieram para cá no final do século XIX, fixando-se no Paraná e Santa Catarina. Tradicionalmente,os ucranianos faziam as pêssankas na última semana da Quaresma para levá-las à igreja no Domingo de Páscoa, onde são abençoadas.

Celso Bandarra