• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/02/2006
Últimas Notícias

Escola estadual, em Guarujá, planejou reinício das aulas com carinho e acolhimento

Preocupação com o ano letivo de 2006 começou bem antes do último dia 13 de fevereiro, quando as escolas reabriram as portas Um momento pra lá de especial, de recomeço, […]

Preocupação com o ano letivo de 2006 começou bem antes do último dia 13 de fevereiro, quando as escolas reabriram as portas

Um momento pra lá de especial, de recomeço, de forças renovadas. Assim a equipe da Escola Estadual Profº Emílio José Pinheiro, em Guarujá, litoral do Estado, encarou a primeira semana do ano letivo de 2006, que ganhou o nome de Semana de Acolhimento. Logo cedo, às 7 horas da manhã, toda a equipe escolar estava a postos para receber os alunos de 3ª e 4ª séries, em ambiente decorado com balões de gás e mensagens de boas vindas aos alunos e professores. Um repertório de músicas infantis e bem animadas embalou a chegada dos alunos.

Após o reencontro com os colegas e professores, hora de ir para a sala de aula participar de atividades em grupo, apresentações e socialização entre todos. E graças ao empenho dos educadores, a integração entre os estudantes foi bastante positiva.

Atividades de Recepção

Para deixar a escola ainda mais colorida, cartazes feitos com colagem de papel e outros materiais foram colocados na porta das salas de aula. Além disso, não faltaram brincadeiras com música, mímica e atividades de estímulo à coordenação motora.

Turminha especial

Os alunos da 1ª série G, única no período da manhã, receberam atenção especial. Foi preciso ter muito carinho com os pequeninos que chegaram à escola pela primeira vez. No período da tarde foram recebidos mais alunos de 1ª série, e também os de 2ª série.

Durante toda a semana os professores realizaram várias atividades com as crianças em sala de aula, pátio e quadra esportiva. A música embalou não só a chegada dos alunos, mas também a esperada hora do recreio.

Para que os alunos se sentissem ainda mais acolhidos, todas as crianças de classes de 1ª série estavam com crachás, para que o entrosamento fosse imediato. Assim, foi possível chamá-los pelo primeiro nome.

E bem antes do início das aulas…

Logo após o encerramento do ano letivo de 2005, a direção da Escola Estadual Profº Emídio José Pinheiro, em Guarujá – que pertence à diretoria de ensino de Santos – começou a planejar A Semana de Acolhimento para 2006. Uma verdadeira força-tarefa foi implantada na escola desde o último mês de janeiro. Além de todas as atividades burocráticas como matrículas, prontuários de alunos, históricos escolares e outras atribuições, todo o prédio da unidade recebeu cuidados especiais.

Salas de aula tiveram armários desocupados para limpeza e as cortinas foram lavadas. Além disso, foram feitos pequenos reparos nas redes elétrica e hidráulica. A identificação das salas de aula e a criação do jardim na entrada da escola também foram inovações para 2006. “Nosso ano letivo apenas começou, mas temos certeza que este clima de alegria que conseguimos nesta primeira semana estará sempre aqui”, revelou a diretora da escola, Tânia Cristina Pereira de Mello.