No dia 1º de setembro acontece a Oficina 5 do Plano Nacional de Segurança – Curso Mediador Pacificador Social, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério dos Direitos Humanos. O evento será no auditório da E.E. Nossa Senhora da Penha, da Diretoria de Ensino Leste 1, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. O objetivo da atividade é capacitar agentes de segurança pública e representantes civis para atuarem como mediadores de conflitos.
A ação será desenvolvida pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). O órgão, antes ligado ao Ministério da Justiça, agora integra a recém-criada pasta dos Direitos Humanos. A temática é voltada para inserir a população e os agentes de segurança pública do que se trata o Racismo Institucional dentro de sua localidade.
São disponibilizadas 150 vagas, sendo 75 para agentes de segurança pública e 75 para sociedade civil (líderes comunitários, movimento negro e gestores de programa de igualdade racial e sociedade em geral).
Na ocasião, haverá uma oficina de mediador pacificador social com recorte racial, que trabalhará os seguintes conteúdos: Estado e Sociedade; Famílias no Século XXI; Prevenção de Conflitos Comunitários com recorte racial; Violência Doméstica com recorte racial; Prevenção de Homicídio; Crime Contra o Patrimônio; Crime Contra a Vida; Crime Contra a Família; Crime Contra a Paz Pública; A Importância da Mediação Social; Técnicas de Abordagens; A Figura do Mediador; Mediação de Conflitos e a Lei; Mediador de Bullying nas Instituições de Ensino; Mediador Pacificador Social e sua legislação.