terça-feira, 10/10/2023
Destaque

‘Meu cachorro comeu’: Escola de SP transforma desculpas esfarrapadas para não entregar lição em incentivo à criatividade de crianças

Professores da Escola Estadual Brasílio Machado desafiaram 300 crianças do Ensino Fundamental a produzir redações a partir das justificativas mais comuns quando o assunto é o atraso no dever de […]

Professores da Escola Estadual Brasílio Machado desafiaram 300 crianças do Ensino Fundamental a produzir redações a partir das justificativas mais comuns quando o assunto é o atraso no dever de casa

“Meu cachorro comeu”, “a chuva molhou”, “derrubei suco no meu caderno”, “fiz no meu computador e apaguei sem querer”, “tive dor de barriga”. Essas são algumas das desculpas esfarrapadas mais batidas que alunos de todas as idades apresentam quando estão atrasados com a lição de casa. Na semana da criança, professoras e professores da Escola Estadual Brasílio Machado decidiram transformar as justificativas em mais uma oportunidade de aprendizado e estímulo à criatividade dos pequenos.

Os 300 alunos matriculados entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental da escola Brasílio foram estimulados a desenvolver redações e criar histórias a partir desses causos.

Segundo a diretora da escola, professora Simone Romano, essa é uma forma de descobrir pequenos talentos na criatividade e engajar estudantes no aprendizado. “Crianças têm muita criatividade e elas precisam ser motivadas para que isso não se perca. Nós pegamos uma dificuldade e transformamos em uma atividade divertida, colaborativa e de estímulo à leitura e escrita. Tenho certeza de que essa é mais uma forma de encontrar e destacar talentos”.

Enquanto alunos que estão no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental devem fazer redações individuais, alunos em processo de alfabetização e que estão no 1º, 2º e 3º anos são incentivados a criar histórias coletivas.

Falando em talentos, a atividade de redação é só uma das previstas para a semana da criança. Entre segunda (9) e terça-feira (10), a escola reuniu os alunos para shows de talentos, sessões de pipoca e picolé. No dia 19 de outubro, a escola organiza o dia do futebol de sabão. Nesse dia, vai ser preciso deixar os cadernos longe da água.