• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 19/05/2019
Educação Especial

Escolas da rede estadual de São Paulo promovem atividades para reforçar preparação ao Enem

Exame que dá acesso ao ensino superior será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

Faltam seis meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os alunos da rede estadual de São Paulo já estão se preparando. Além das aulas das disciplinas regulares cobradas no exame, várias escolas por todo o estado realizam atividades extracurriculares para auxiliar os estudantes nos estudos. As provas deste ano estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

Na Escola Estadual Alves Cruz, em São Paulo, os alunos da 3º série do Ensino Médio aproveitam as aulas de português para treinar a redação. Para agilizar as correções, a professora criou um código para cada uma das competências cobradas pelo Enem. Dessa forma, ela anota o código de cada intervenção que precisa ser feita no texto.

“O aluno recebe a devolutiva e reescreve o texto. No início eles ficaram assustados porque sentiram a fragilidade da escrita, mas depois gostaram do método e estão mais seguros”, diz Elides Assumpção, coordenadora geral da Alves Cruz.

Outra ação que pode ajudar na preparação ao ENEM é prestar como treineiro, categoria na estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio e até quem está no 9º período do Ensino Fundamental fazem a prova sem valor para uso em vestibulares universitários, mas sim com valor de treino.

São diversas as vantagens, como explica a professora Marcia Imamura, da E. E. Professor Marciano de Toledo Piza. “Prestar o ENEM como treineiro ajuda a achar o jeito próprio e também auxilia o estudante a ter também um propósito e estudar para conquistar esse objetivo”.