segunda-feira, 05/09/2011

Escolas de Presidente Prudente comemoram oito anos de Escola da Família

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos finais de semana Em comemoração aos oito anos do programa Escola da […]

Em comemoração aos oito anos do programa Escola da Família, as diretorias de ensino da região administrativa de Presidente Prudente e as equipes do programa realizaram, no último final de semana, uma série de atividades especiais.

A Escola Estadual Marabá Paulista, localizada no município de Marabá Paulista, promoveu um encontro no dia 04. O evento contou com a participação da comunidade e, também, dos pais dos educadores universitários do programa.

A intenção da unidade era mostrar para a comunidade o potencial dos jovens, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos universitários. “O objetivo é promover a interação com a própria família dos estudantes que integram o programa. Cada educador universitário trouxe seus familiares para uma tarde de lazer”, afirmou Juciléia Gonçalves Gaudioso, educadora profissional do programa Escola da Família na região.

No mesmo dia, no município de Presidente Epitácio, a Escola Estadual Professora Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches, realizou uma exposição de artesanato, esporte, recreação, e atividades de beleza.

Ainda durante o domingo, a Escola Estadual Prefeito Waldomiro Sampaio de Souza, no município de Sagres, promoveu uma exposição com as peças confeccionadas pelos participantes do programa, almoço, bolo com refrigerante e algodão doce e recreação com cama elástica.

Já no dia 11 de setembro, a Escola Estadual Professor Geraldo Pecorari, localizada à Rua Duque de Caxias, 151, na cidade de Junqueirópolis, promoverá almoço e homenagens aos participantes, parceiros, voluntários e antigos universitários do programa.

Oito anos de programa

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana, das 9h às 17h, para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).

Para festejar o aniversário e os anos sucesso da ação, as escolas do programa em todo o Estado realizam comemorações ao longo do mês de setembro com diversas atividades como oficinas artesanais, gincanas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, bingos, almoços, cafés e lanches comunitários, passeio ciclísticos, apresentações de dança e de teatro, entre outras.

Participam do programa 2.635 unidades escolares, sendo 2.385 da rede estadual e 250 da rede municipal. As ações são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários, em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção visando uma qualidade de vida cada vez melhor.

Dessa forma, a proposta do programa Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda.

A iniciativa, reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Educação, é a maior do gênero no Brasil. Durante os oito anos de existência, ela registrou um total de 637 milhões de participações em 29 milhões atividades realizadas.