sexta-feira, 15/03/2019
Boas Práticas

Escolas de São Paulo são convidadas a participar de desafio ambiental da ONU

Inscrições vão até dia 30 de junho, prêmios serão divulgados pela ONU em breve

Escolas brasileiras são convidadas pela ONU para participar do  Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica – Mares Limpos, uma mobilização para combater a poluição plástica dos oceanos. A iniciativa faz parte da campanha global da ONU “A Mares Limpos”  e inscrições podem ser feitas até dia 30 de junho.

Para mais informações, consulte http://bit.ly/DesafioONUwww.cleanseas.org

A ONU Meio Ambiente é a agência da ONU responsável por promove a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. Desde que a campanha “A Mares Limpos” foi lançada, em 2017, mais de 50 países desenvolveram ações e compromissos concretos com políticas públicas para combate à poluição plástica nos oceanos. Segundo Andréia Cardoso, membro da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental (SEE/CGEB/DEGEB/CEFAF), essa é a primeira vez que o desafio chega ao Brasil: “Recebemos a nota e fizemos um comunicado para a rede, via nosso boletim semanal, para as escolas. Essa é a primeira vez que vimos o desafio da ONU nesse formato”.

Um dos objetivos do Desafio é sensibilizar escolas de todo o Estado sobre o impacto de diversas ações no meio ambiente. “Escolas no litoral podem fazer estudo no meio, mas é importante sensibilizar os alunos sobre a geração de resíduos e poluição no ambiente em todos os lugares”, complementa Andréia.

Sergio Damiati, membro da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental (SEE/CGEB/DEGEB/CEFAF), aponta que o Desafio é fundamental também para mostrar como funciona a cadeia geradora de poluição: “As ações que tomamos aqui no planalto afetam também o oceano, em especial na geração de resíduos sólidos. É importante que o projeto sensibilize toda a rede”.

Para participar, o professor responsável deverá compartilhar o projeto em suas redes sociais com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos e enviar um email para cleanseas@un.org, com cópia para mareslimpos@gmail.com, com o link da publicação e as informações listadas no documento do Desafio. A publicação pode ser acessada em www.bit.ly/DesafioEscolas2019. Estudantes também podem participar do projeto com fotos, vídeos e texto, enviando uma breve publicação sobre o projeto e seus resultados em inglês para o mesmo email.