Escolas brasileiras são convidadas pela ONU para participar do Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica – Mares Limpos, uma mobilização para combater a poluição plástica dos oceanos. A iniciativa faz parte da campanha global da ONU “A Mares Limpos” e inscrições podem ser feitas até dia 30 de junho.
Para mais informações, consulte http://bit.ly/DesafioONU e www.cleanseas.org
A ONU Meio Ambiente é a agência da ONU responsável por promove a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. Desde que a campanha “A Mares Limpos” foi lançada, em 2017, mais de 50 países desenvolveram ações e compromissos concretos com políticas públicas para combate à poluição plástica nos oceanos. Segundo Andréia Cardoso, membro da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental (SEE/CGEB/DEGEB/CEFAF), essa é a primeira vez que o desafio chega ao Brasil: “Recebemos a nota e fizemos um comunicado para a rede, via nosso boletim semanal, para as escolas. Essa é a primeira vez que vimos o desafio da ONU nesse formato”.
Um dos objetivos do Desafio é sensibilizar escolas de todo o Estado sobre o impacto de diversas ações no meio ambiente. “Escolas no litoral podem fazer estudo no meio, mas é importante sensibilizar os alunos sobre a geração de resíduos e poluição no ambiente em todos os lugares”, complementa Andréia.
Sergio Damiati, membro da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental (SEE/CGEB/DEGEB/CEFAF), aponta que o Desafio é fundamental também para mostrar como funciona a cadeia geradora de poluição: “As ações que tomamos aqui no planalto afetam também o oceano, em especial na geração de resíduos sólidos. É importante que o projeto sensibilize toda a rede”.
Para participar, o professor responsável deverá compartilhar o projeto em suas redes sociais com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos e enviar um email para cleanseas@un.org, com cópia para mareslimpos@gmail.com, com o link da publicação e as informações listadas no documento do Desafio. A publicação pode ser acessada em www.bit.ly/DesafioEscolas2019. Estudantes também podem participar do projeto com fotos, vídeos e texto, enviando uma breve publicação sobre o projeto e seus resultados em inglês para o mesmo email.