• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/12/2008
Últimas Notícias

Escolas estaduais de SP se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes de Santa Catarina

Roupas, sapatos, alimentos e dinheiro estão sendo arrecadados por alunos e funcionários A rede estadual de Educação é considerada a maior da América Latina, com 5.500 escolas e cerca de […]

Roupas, sapatos, alimentos e dinheiro estão sendo arrecadados por alunos e funcionários

A rede estadual de Educação é considerada a maior da América Latina, com 5.500 escolas e cerca de 5 milhões de alunos. A partir desta quarta-feira, 3 de dezembro, esta enorme “máquina” passa a colaborar com as vítimas das enchentes que atingiram o Estado de Santa Catarina. Além de estudantes, os professores, diretores e demais servidores da Secretaria de Estado da Educação iniciam arrecadações de roupas, alimentos e dinheiro.

Toda a rede está autorizada pela Secretaria a organizar campanhas de auxílio à Santa Catarina. O programa Escola da Família, que abre as escolas em finais de semana, irá colaborar com as arrecadações e reforçar as “caixas” de doações já neste sábado e domingo, 6 e 7 de dezembro.

A s doações já começam a surgir nas escolas estaduais. Para qualquer doação é importante que a pessoa confirme o intuito com a direção da escola e verifique se a iniciativa é realmente da unidade.

Em Itu os alunos da Escola Estadual Rosa Maria Madeira Marques Freire arrecadaram cerca de mil peças de roupas e sapatos. A decisão partiu de alunos do Grêmio Estudantil Rosa Maria, que arrecadaram as peças junto à comunidade, entidades assistenciais, parentes, amigos e vizinhos. A iniciativa mobilizou os cerca de 1.400 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

“Fiquei surpreso com a iniciativa do grêmio. Mesmo vivendo em bairros carentes os estudantes mostraram que são solidários e se preocupam com o próximo”, afirma o professor Valmir de Lima, coordenador do grêmio estudantil.

A Diretoria de Ensino de Fernandópolis conseguiu reunir 100 caixas de leite longa vida e cerca de 500 garrafas de água mineral com seus funcionários e alunos e professores das escolas estaduais na cidade. Em Guaratinguetá a Diretoria de Ensino lançou a campanha “1% faz a diferença”, na qual sugere que seus 102 funcionários disponibilizem, de forma voluntária, 1% do salário para ajudar os desabrigados. A campanha termina em 15 e dezembro. O dinheiro arrecadado será depositado em uma conta bancária que recebe doações para as vítimas.

Na Capital, alunos e professores da escola estadual Vicente Rao reuniram cerca de 500 peças de roupas que serão enviadas à Santa Catarina. A escola estadual professora Eunice Virginia Ramos Navero, de Campinas, está enviando para os catarinenses 700 peças de roupas (entre lenços, fronhas, toalhas de banho e colchões).

Quem quiser participar da campanha em Campinas pode entregar suas doações até domingo, 7 de dezembro, na escola Professora Eunice Virginia Ramos Navero – rua Alceu Amoroso Lima, 188 – Parque Imperador. Em Itu os donativos devem chegar até as 10h de 13 de dezembro, na escola Rosa Maria Madeira Marques Freire – rua Alice Duarte Guilder, 65 – Jardim União.