quinta-feira, 29/04/2010

Escolas Estaduais economizam energia equivalente ao consumo de quase três mil residências

Localizadas na Grande São Paulo, as 268 escolas fazem parte do Programa de Eficiência Energética realizado pela Secretaria em parceria com a AES Eletropaulo Até o final deste semestre outras […]

Até o final deste semestre outras 200 unidades vão participar do programa que pretende atingir economia total de 14.500 MWh/ano, energia suficiente para abastecer mais de 5,2 mil casas

De 2007 para cá, o consumo de energia em 268 escolas estaduais da Grande São Paulo caiu em média 15% por unidade, gerando uma economia total de 7.800 MWh/ano, suficiente para abastecer pelo mesmo período 2.826 residências com consumo médio de 230 KWh/mês. A redução é resultado do Programa de Eficiência Energética realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a AES Eletropaulo, que prevê a troca de luminárias, lâmpadas e reatores das unidades da rede por modelos mais econômicos. O objetivo do programa é conter desperdícios para diminuir o impacto no meio ambiente e tornar os gastos da pasta mais eficientes.

“É um meio de contribuirmos para preservação do meio ambiente. Além disso, todo valor economizado será revertido para a educação. Dessa forma, aumentamos nossa capacidade de investimento”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

As 268 escolas referem-se a três convênios firmados entre 2007 e 2008. Um quarto convênio iniciado em 2009, que abrange outras 200 unidades, está em andamento e deve ser concluído ainda nesse primeiro semestre de 2010. Com esse acréscimo, 468 escolas estaduais na Grande São Paulo terão alcançado a eficiência energética até julho deste, totalizando uma economia de 14.500 MWh/ano, o equivalente ao consumo de 5.254 residências. Ainda no final de 2009, foi assinado um quinto convênio que contemplará mais 200 unidades até o término de 2011.

A troca desses componentes compreende um investimento de cerca de R$ 20,5 milhões por parte da AES Eletropaulo (total dos cinco convênios) e não trará ônus para a Secretaria, que terá a responsabilidade sobre o descarte do material substituído. Para isso, a Pasta irá contratar, por meio de licitação, uma empresa especializada que realizará a retirada, transporte, descontaminação e destinação final desse material conforme as regras ambientais. A partir do quinto convênio, o descarte ficará sob responsabilidade da AES Eletropaulo.