sexta-feira, 27/12/2002
Últimas Notícias

Escolas estaduais já podem adquirir os instrumentos para a formação de Bandas e Fanfarras

A Secretaria de Estado da Educação está repassando para 441 escolas do Ensino Médio 1,45 milhão para a aquisição de instrumentos e formação de Bandas e Fanfarras. A verba faz parte do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed) que está repassando a 836 escolas públicas estaduais 3,66 milhão para a aquisição de […]

A Secretaria de Estado da Educação está repassando para 441 escolas do Ensino Médio 1,45 milhão para a aquisição de instrumentos e formação de Bandas e Fanfarras. A verba faz parte do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed) que está repassando a 836 escolas públicas estaduais 3,66 milhão para a aquisição de material pedagógico e incentivo a programas educacionais voltados para a musicalidade.

As Associações de Pais e Mestres devem utilizar o dinheiro para comprar os instrumentos as escolas que não possuem Fanfarras e para a melhoria das Bandas já existentes. Cada Banda deve receber 3,5 mil reais e cada Fanfarra 12 mil reais.

O objetivo é incentivar o Protagonismo Juvenil, programa da Secretaria lançado em 2001, para valorizar o adolescente mostrando o que ele é capaz de fazer dentro da escola e da comunidade com atividades culturais envolvendo as áreas de teatro e música.

As Bandas são compostas por instrumentos de sopro e as Fanfarras por percussão. O critério para que cada escola receba a verba, é ter um instrutor que seja o responsável pela organização das Bandas e fanfarras.

Festival de Bandas e Fanfarras

O Festival de bandas e fanfarras, atividade tradicional em cidades do interior, vêm estimulando os alunos da Rede Pública desde 2001. O evento está retomando a atividade musical nas escolas e estimulando a competição entre grupos participantes. O objetivo foi promover uma grande confraternização e integração entre os estudantes. A rede pública estadual possui 300 bandas e fanfarras distribuídas em 14 pólos sendo que, cinco são na capital e nove no interior.

O Festival faz parte das ações previstas no Programa Mutirão da Cidadania, lançado em junho deste ano nas 6.100 escolas estaduais e pontuou os grupos musicais nos quesitos conjunto, coreografia, marcha, ritmo, afinação e arranjo.