terça-feira, 13/12/2005

Escolas Estaduais premiadas em projeto para humanizar o trânsito

Evento também elegeu os melhores cartões de natal feitos por alunos Mais de 300 convidados estiveram presentes no Teatro Estadual de Araras, no último dia 12, na cerimônia de premiação […]

Evento também elegeu os melhores cartões de natal feitos por alunos

Mais de 300 convidados estiveram presentes no Teatro Estadual de Araras, no último dia 12, na cerimônia de premiação das escolas que melhor difundiram os ideais do programa Educar para humanizar o trânsito. Neste trabalho educativo e social, participaram escolas, dirigentes de ensino, coordenadores, diretores, prefeitos e secretários municipais de educação. O evento teve apresentações musicais e teatrais de alunos das escolas públicas e da Apae da região. Dos 48 trabalhos apresentados na quinta edição do projeto , cinco foram premiados:

Destaque Principal – Escola Municipal Eliza Franco de Oliveira, de Engenheiro Coelho. Prêmio: um computador

Menção honrosa 1 – CAIC Professora Stela Stefanini Bacci, de Casa Branca. Prêmio: uma máquina fotográfica digital

Menção honrosa 2 – Escola Municipal Professor Dr. Geraldo Philomeno, de Mogi Mirim. Prêmio: uma máquina fotográfica digital

Menção Honrosa 3 – Escola Estadual Professor Odécio Lucke, de Cordeirópolis. Prêmio: uma máquina fotográfica digital.

Menção Honrosa 4 – Escola Estadual Pirassununga. Prêmio: uma máquina fotográfica digital.

Para a diretora Keli Celiane Simianato, da EE Odécio Lucke, o que levou sua escola a se destacar foi o desenvolvimento de ações voltadas à segurança no trânsito ao longo do ano, de forma interdisciplinar e extra-disciplinar. “Começamos o ano letivo desenvolvendo trabalhos de conscientização em sala de aula, com os alunos. Depois, promovemos reuniões com os pais destes alunos, explicamos o projeto. Por fim, desenvolvemos o projeto de humanização no trânsito nas ruas, estradas e passarelas da cidade de Cordeirópolis”.

Alunos e professores fizeram diversas passeatas e caminhadas de conscientização no trânsito. Distribuíram panfletos e explicaram aos moradores da cidade a importância de um trânsito mais humano, com mais respeito aos pedestres, principalmente.

“Cordeirópolis é uma cidade relativamente pequena, mas com um fluxo grande de trânsito local de bicicletas, carroças e tratores. Por isso, a escola viu a necessidade de conscientizar e ensinar a população local quanto ao respeito e o cuidado que todo cidadão deve ter ao transitar pelas ruas da cidade”, explicou a a diretora Simianato.

A outra escola destaque, a EE Pirassununga, desenvolveu o projeto de uma maneira diferente.

Além da inserção de temas relativos ao cuidado e segurança no trânsito nas disciplinas, a escola também promoveu no decorrer do ano palestras educativas, com a presença do corpo de bombeiros da cidade e diversos outros trabalhos de conscientização para pedestres, motoristas e ciclistas.

Concurso de cartões de Natal do Projeto Escola Intervias

No dia da premiação também foi realizado, pelo quarto ano consecutivo, o concurso de cartões de Natal. O tema foi “Valorizando a Vida no Trânsito”, dirigido aos alunos do Ensino Fundamental das 19 escolas acompanhadas pelo projeto.

O concurso, cujo objetivo é estimular a criatividade e visão dos estudantes sobre o tema, manifestadas por meio de desenhos que expressem o ideal de um trânsito mais solidário e humano, foi dividido em duas categorias: Categoria 1, exclusiva para alunos de 1ª a 4ª séries e Categoria 2, para alunos de 5ª a 8ª séries.

Participaram do concurso 37 mil educandos. Quase 200 desenhos foram pré-selecionados pelos professores e enviados para avaliação da comissão julgadora que elegeram os dois vencedores:

Categoria 1: Victoria Morais de Paula, aluna da 3ª série da Escola Municipal Professor Benedicto Carlos Freire, de Iracemápolis.

Categoria 2: José dos Passos Alves Ferreira, aluno da 7ª série da Escola Estadual Sebastião Gomes, de Conchal.

Além de ganhar um videogame Playstation 1, os vencedores terão seus desenhos ilustrando os cartões de Natal oficiais da Intervias. Um deles será escolhido pela empresa que entregará aos usuários da rodovia nos dias que antecedem o Natal. Outro será enviado aos fornecedores e colaboradores da concessionária.

Paola Martins