quarta-feira, 25/05/2005

Escolas estaduais querem o recorde

Está em andamento nesta quarta-feira, 25 de maio, o Dia do Desafio, evento mundial que pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância da atividade física e do lazer. Durante todo […]

Está em andamento nesta quarta-feira, 25 de maio, o Dia do Desafio, evento mundial que pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância da atividade física e do lazer. Durante todo o dia, cada cidade participante mobiliza e reúne o maior número de pessoas para praticar 15 minutos de exercícios.

As 1.107 escolas estaduais da capital paulista estão preparadas para as atividades. Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade são parceiros importantes e irão colaborar para que o Desafio deste ano seja recorde – em 2004 mais de um milhão de pessoas participaram.

O Dia do Desafio foi criado em 1983 e é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. O SESC São Paulo coordena o evento em todo o continente americano. Trata-se de uma disputa amigável entre cidades com o objetivo de exercitar o corpo, promover a integração de cidadãos através do exercício da criatividade, liderança e do espírito comunitário, além da compreensão sobre a importância da atividade física como um hábito para todos os dias do ano.

Este ano, a cidade de São Paulo disputará com Leon, no México. No encerramento do Dia do Desafio, o coordenador de cada cidade deverá informar à Coordenação Regional (SESC de sua região, estado ou coordenação no país, no caso do exterior) o total geral de participantes. A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes.

A Secretaria da Educação é um dos maiores parceiros do Dia do Desafio no Brasil. No ano passado, 24 países participaram do Dia do Desafio contabilizando um total de 1.938 cidades inscritas e 39.048.539 participantes. Os países do continente americano participantes são: Antigua, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Comemoração – A grande festa de comemoração do Dia do Desafio será realizada no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Das 9h às 18h, uma programação especial para todas as idades com o tema “Movimento e Desafio no Espaço Urbano” trará atividades de street ball (basquete de rua), dança de rua, cordas, ioiô e skate, além de apresentações, oficinas e recreação livre. A ambientação escolhida para este ano é a cultura HIP HOP com DJ´s , MC´s e grafite.

Adriana Cardillo