• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/12/2003
Últimas Notícias

Escolas estaduais são premiadas no Concurso “Bovespa na Escola”

Os 12 melhores trabalhos das escolas estaduais nas categorias site, história em quadrinhos e reportagem, foram premiados nesta terça, 16 de dezembro, pela Bolsa de Valores no Concurso “Bovespa na […]

Os 12 melhores trabalhos das escolas estaduais nas categorias site, história em quadrinhos e reportagem, foram premiados nesta terça, 16 de dezembro, pela Bolsa de Valores no Concurso “Bovespa na Escola”,  que mobilizou mais de 16 mil estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Médio.

O projeto em parceria com a Secretaria de Estado da Educação envolveu mais de 1.700 trabalhos inscritos entre julho e setembro deste ano sobre o tema “O que é Bolsa de Valores”.

O objetivo foi disseminar a informação do mercado de capital como forma de contribuir com a formação dos alunos.  “Este é o primeiro passo para a mudança de cultura dentro de uma inclusão social. Vamos expandir o conhecimento sobre o mercado para todas as redes de ensino e todos os Estados brasileiros”, exemplificou Raymundo Magliano Filho, presidente da Bovespa.

As escolas premiadas receberam, cada uma, um prêmio de R$ 2 mil, os professores orientadores dos grupos ganharam um DVD e os diretores ganharam um Palm Top. A escola que apresentou maior número de trabalhos, ganhou um microcomputador.

Em março deste ano, as 6 mil escolas da rede estadual receberam um material elaborado por educadores composto por um CD-Rom com dois filmes de animação intitulados (“100% Skates” e “Jornal do Jovem Empresário”), apresentando os conceitos básicos de economia. Além de uma apostila de orientação para o professor com sugestões de atividades interdisciplinares para iniciar os trabalhos.

Durante o evento de entrega da premiação o Secretário Adjunto da Educação, Fábio Saba, reconheceu que é importante desenvolver a formação de uma educação econômica entre os jovens. “Economia é uma cultura que precisa se desenvolver e começa na família e na escola. Para investir na educação, garantir uma poupança, nada melhor que fazer isso dentro do processo educativo”, disse.

Os trabalhos premiados intercalaram os conceitos básicos sobre o funcionamento da Bovespa de forma bem criativa. Os alunos utilizaram histórias infantis na construção dos sites, reproduziram o ambiente da Bolsa e fizeram entrevistas com profissionais do mercado na categoria reportagem.

Confira as escolas e os trabalhos premiados:

Criação de Site:

Ensino Fundamental

  • Tô Pensando Produções
    Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira (Região Capital Centro-Sul);
  • Opus 6
    Escola Estadual José Inocêncio (Região Ourinhos).

Ensino Médio

  • Consultoria Jovem Mauá
    Escola Estadual Professora Marlene Camargo Oliveira (Região Mauá);
  • Bolsa Master
    Escola Estadual Manoel Camillo Jr (Região Registro).

História em quadrinho

Ensino Fundamental

  • Be-a-bá da Bolsa
    Escola Estadual Fábio José de Araújo (Região São Joaquim da Barra);
  • Five Boys Productions
    Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira (Região Capital Centro-Sul).

Ensino Médio

  • Mangá
    Escola Estadual Monsenhor Dr. Arthur Ricci (Região Itú);
  • El Toro Loco
    Escola Estadual Profa. Branca de Castro Canto e Melo (Região Capital Leste 5).

Reportagem

Ensino Fundamental

  • Investidores Mirins
    Escola Estadual Lamounier de Andrade (Região Barretos);
  • Jovens CDI
    Escola Estadual Ivan Brasil (Região Jacareí).

Ensino Médio

  • Economia Teen
    Escola Estadual Professor Clemente Quaglio (Região Capital Leste 5);
  • Lamouna
    Escola Estadual Lamounier de Andrade (Região Barretos).

Escola com maior número de trabalhos

  • Escola Estadual Mário Marques de Oliveira (Região Capital Leste 5)

72 trabalhos

Luciane Salles