• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/12/2006
Últimas Notícias

Esforço de Escolas Estaduais em arrecadar doações durante Gincana da Cidadania é recompensado com prêmios

As vencedoras de 1ª a 4ª séries ganharam uma casa de bonecas, e as de 5ª a 8ª séries e ensino médio foram premiadas com uma mesa de pingue-pongue, um […]

As vencedoras de 1ª a 4ª séries ganharam uma casa de bonecas, e as de 5ª a 8ª séries e ensino médio foram premiadas com uma mesa de pingue-pongue, um DVDokê e duas mesas de pimbolim

“Estou muito feliz com mais essa vitória. Graças ao esforço da equipe de professores, alunos e funcionários, conseguimos vencer pelo segundo ano consecutivo”, festejou Karen Gaino Fernandes, diretora da Escola Estadual Rômulo Pero, na última sexta-feira, dia 22.   Além de servir de palco para a premiação, a escola da zona norte da Capital saiu mais uma vez vencedora pela participação na Gincana da Cidadania 2006, organizada pela Secretaria de Estado da Educação.  Ao todo, 89 unidades escolares foram premiadas, sendo 28 da Capital e Grande São Paulo, e  61 do interior.

A festa contou com a presença da secretária adjunta de Estado da Educação, Carmen Annunziato, e da primeira dama do Estado de São Paulo, Renéa Lembo. “Nada acontece por acaso. Estamos aqui, hoje,  para mostrar que a educação tem andado junto com a solidariedade. Pois, a cada ano, a arrecadação se torna maior e avançamos um pouco mais a cada campanha”, disse a secretária adjunta. 

O evento contou também com a participação de titulares das coordenadorias de ensino da Capital e interior bem como professores, alunos, dirigentes das DES e pais. As escolas vencedoras de 1ª a 4ª séries receberam uma casa de bonecas, e as de 5ª a 8ª séries e ensino médio foram premiadas com uma mesa de pingue-pongue, um DVDokê e duas mesas de pimbolim.

Como foi a Gincana
Este ano a Campanha do Agasalho 2006, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, arrecadou 19.240.204 peças de roupas.  O número superou os 18 milhões de agasalhos arrecadados em 2005. Em julho deste ano, durante a divulgação dos números finais da Campanha,  o governador Cláudio Lembo ressaltou o espírito solidário dos paulistas. “Quem doa demonstra que tem consciência da solidariedade”,  disse na época.   


Mais sobre a iniciativa

A Gincana da Cidadania é uma realização da Secretaria de Estado da Educação. Um dos objetivos da ação foi promover a solidariedade entre alunos com atividades extracurriculares para incentivar e promover a cidadania com a arrecadação de roupas, cobertores, sapatos, meias e outras peças para a Campanha do Agasalho. Cada escola definiu as estratégias e ações para alcançar um melhor desempenho. Neste ano, o resultado alcançou mais de 4,5 milhões de peças doadas. A Gincana é promovida desde 2003 e é aberta a todas as escolas da rede estadual.
Para a secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, a gincana integrou as atividades desenvolvidas durante a Campanha do Agasalho deste ano, como bailes, caminhadas, e outras ações. “Muitos dividiram o que tinham para doar à Campanha. Com esse mesmo empenho, conseguimos mostrar aos alunos e à população que pequenos gestos podem se transformar em grandes resultados”, concluiu.


O destino das doações

Os agasalhos arrecadados são entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas no Fussesp e também aos 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, e que normalmente não conseguem arrecadar o suficiente para atender a população mais carente. Das peças que já  chegaram ao depósito do Fundo Social  a maioria já foi entregue. Os itens arrecadados nos municípios, incluindo as escolas, ficaram nas cidades para distribuição pelos Fundos Municipais, que atuaram como parceiros do Fussesp.