• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Notícia

Estado de São Paulo terá a primeira Escola Portuguesa do Brasil

Uma parte das vagas será destinada gratuitamente a estudantes da rede estadual de ensino.

Estado de São Paulo terá a primeira Escola Portuguesa do Brasil. A nova unidade de ensino será instalada no imóvel que abrigava a Diretoria de Ensino Centro Oeste, no bairro do Sumaré, na capital paulista. Uma parte das vagas será destinada gratuitamente a estudantes da rede estadual de ensino.

Para o secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, é um grande momento para São Paulo e para Portugal. “Os nossos estudantes brasileiros poderão cursar aquilo que Portugal ensina as suas crianças com a vantagem de uma certificação válida tanto para Portugal como para o Brasil e o acesso garantido de nossas crianças a qualquer universidade europeia”, disse.

Durante evento realizado na última quinta-feira (29), governador Geraldo Alckmin e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Tito de Vasconcelos Nogueira Dias Cabral, assinaram o termo de permissão de uso do imóvel por 20 anos.

“É uma boa parceria. Teremos parte das vagas para alunos de escolas públicas estudarem de graça e cursos de aprimoramento para os professores da rede estadual. Isso vai fortalecer ainda mais os laços entre o Brasil e Portugal”, disse o governador.

A 1ª Escola de Portugal é fruto de um plano de cooperação entre os governos português e paulista, por meio da Secretaria de Estado da Educação. O documento para a cessão do imóvel foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, em junho de 2017, na presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e de seu Primeiro-Ministro, António Costa.

“Um dia histórico para São Paulo e Portugal, porque o governador acaba de assinar juntamente com o embaixador de Portugal a concretização de um sonho que há quase 50 anos Portugal alimentava, o de criar uma escola binacional nesta que é a maior cidade do continente,  aquela que mais fala português”, explica secretário José Renato Nalini.

A futura escola será uma instituição de ensino com dupla certificação curricular, dotada ainda de um Centro de Língua Portuguesa e de um núcleo de formação para professores. A expectativa é atender todas as nacionalidades, garantindo ainda um percentual de vagas para alunos da rede pública estadual.