quarta-feira, 21/04/2021

Estão abertas as inscrições para o vestibular Univesp 2021

Serão ofertadas 11.020 vagas, em 305 municípios; inscrições devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2021 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Serão 11.020 vagas, destinadas a 305 municípios (capital, litoral e interior), para seis cursos, com dois eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Licenciaturas (5.510 vagas, com as opções de Letras, Matemática e Pedagogia) e Computação ( 5.510 vagas, direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação). As inscrições terminam dia 20/05, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br.

As provas ocorrerão em duas datas, Eixo de Licenciatura (13/06) e Eixo de Computação (20/06). O início das aulas está previsto para agosto de 2021.

O custo da inscrição é de R$ 45. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. Do dia 19/04 até às 23h59 do dia 20/04/2021, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

As provas serão realizadas nos dias 13/06 (Licenciaturas) e 20/06 (Computação), às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. Além da divisão das turmas, a empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19. O protocolo inclui a utilização de álcool em gel 70%, exigência do uso de máscara e distanciamento social com manutenção de distância segura de 1,5 m. O candidato deverá seguir imediatamente para o ambiente da prova e evitar aglomerações. A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: vestibular.univesp.br, no dia 02/06/21. Os gabaritos oficiais serão divulgados em 14/06 (Licenciaturas) e 21/06 (Computação), no site do vestibular.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o vestibular 2021 foi planejado para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. “Desde 2019, reforçamos nossas parcerias com as prefeituras para oferecer vagas. Neste ano, teremos novamente o maior processo seletivo em extensão territorial. Seguimos com o compromisso de levar educação a distância de qualidade aos mais diversos públicos e mostrar a inclusão proporcionada pela modalidade”, ressalta.

Cursos

Como no vestibular passado, os alunos do Eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (4 anos) e Engenharia de Computação (5 anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. Segundo Azevedo, o modelo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Saiba mais: univesp.br/cursos

CONFIRA TABELA DE VAGAS POR POLO, AQUI.