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sexta-feira, 17/11/2023
Destaque

Estudante: Confira como será a nova matriz curricular da rede estadual de SP em 2024

Resoluções com as novas matrizes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram publicadas na edição desta sexta-feira (17)

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) publicou nesta sexta-feira (17), as resoluções nº 52 e nº 53, que apresentam as mudanças nas matrizes curriculares do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2024. As mudanças são uma resposta à demanda de professores e estudantes da rede estadual, sobretudo do Ensino Médio.

As mudanças foram apresentadas à rede pelo secretário da Educação Renato Feder em live exibida no Centro de Mídias.

Confira abaixo como ficarão as aulas para 2024.

No Ensino Médio:

  • A Resolução Seduc nº 52, de 16 de novembro de 2023, com a nova matriz curricular para o Ensino Médio e todos os seus detalhes pode ser conferida neste link;
  • Na 1ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de: língua portuguesa + redação e leitura, inglês, arte, educação física, matemática + educação financeira, biologia, física, química, filosofia, geografia, história, projeto de vida e tecnologia e robótica;
  • Na 2ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de língua portuguesa + redação e leitura, inglês, educação física, matemática + educação financeira, biologia, física, química, geografia, história, sociologia e projeto de vida;
  • Na 3ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de língua portuguesa + redação e leitura, inglês, educação física, matemática + educação financeira, física, geografia, história, projeto de vida e aceleração para o vestibular;
  • As aulas de física, geografia e história serão reintegradas à 3ª série do Ensino Médio, em resposta a pedido de estudantes e professores. Isso significa um aumento de 50% em cada uma dessas disciplinas no Ensino Médio na comparação com o ano letivo de 2023;
  • A 3ª série do Ensino Médio ganha novos componentes curriculares a partir de 2024: as aulas de educação financeira, oferecidas nas três séries, e aceleração para o vestibular, exclusiva para a 3ª série;
  • O tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado de 10 para 16 aulas, considerando as aulas de redação e leitura, o que representa um aumento de 60%;
  • O tempo destinado ao aprendizado de matemática será ampliado de 10 para 17 aulas, considerando as aulas de educação financeira, um aumento de 70%;
  • Haverá também um aumento de 20% nas aulas de projeto de vida;
  • Os estudantes continuarão a cursar os itinerários formativos a partir da 2ª série do Ensino Médio. A partir de 2024, a Secretaria da Educação passa a oferecer duas possibilidades de dois itinerários formativos: Matemática e Ciências da Natureza e Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas —, além do Ensino Médio Técnico, este com matriz curricular a ser divulgada em uma resolução própria;
  • Até 2023, eram 11 (ou 12, com o Ensino Técnico) itinerários formativos, com 276 disciplinas;
  • Todos os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que optarem pelo itinerário formativo de Matemática e Ciências da Natureza, terão aulas de tecnologia e robótica, empreendedorismo, biotecnologia e química aplicada;
  • Todos os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que optarem pelo itinerário formativo de Linguagens e Ciências Humanas terão aulas de arte e mídias digitais, liderança, oratória, filosofia e sociedade moderna e geopolítica;
  • A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acompanha as discussões sobre o projeto de lei enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para as mudanças no Ensino Médio. Caso o PL seja aprovado, os itinerários formativos CNT/MAT e LGG/CHS estão construídos de forma a atender a expansão para 2.400 horas nas disciplinas obrigatórias.

Confira as novidades do Ensino Fundamental:

  • A Resolução Seduc nº 53, de 16 de novembro de 2023, com a nova matriz curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e todos os seus detalhes pode ser conferida neste link;
  • As mudanças nos anos finais do Ensino Fundamental têm como principal objetivo a recuperação da defasagem educacional;
  • Os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental terão duas aulas de educação financeira por semana;
  • As aulas de tecnologia e inovação terão um acréscimo de 50% do 6º ao 9º ano, passando de uma para duas aulas por semana;
  • Para essa etapa, a Secretaria da Educação implantará uma nova disciplina, de orientação de estudos, destinada a apoiar na recuperação das defasagens e oferecer avanços no ensino no processo de aprendizagem, de acordo com a necessidade e nível de aprendizagem dos estudantes.