terça-feira, 06/08/2019
Boas Práticas

Estudantes da Etec participam da Fórmula Drone 2019

Competição de aeronaves não tripuladas envolve estudantes de cursos técnicos de todo o país

Estudantes de sete Etec (Escolas Técnicas Estaduais) estão representando São Paulo na edição 2019 da Fórmula Drone, que terminou neste domingo (04) na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais.

Promovida pela Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (SAE Brasil), a competição premia o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados, os chamados drones, que pilotados remotamente. Os projetos avaliados vão desde a concepção, detalhamento do projeto, construção e testes até colocar os drones efetivamente à prova diante dos projetos dos colegas.

“Esse tipo de atividade estimula competências fundamentais para o bom desempenho profissional dos estudantes de cursos técnicos”, avalia a coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Meire Yokota. “Mais que um drone, eles são desafiados a desenvolver aptidões como planejamento, criatividade, empreendedorismo, captação de recursos, liderança, trabalho em equipe e capacidade de vender projetos e ideias.”

Participam desta terceira edição do evento estudantes das Etecs Bento Quirino (Campinas), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Vereador e Vice-Prefeito Sérgio da Fonseca (Ibitinga), Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim) e Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba).

É a segunda vez que a Etec marca presença na competição. No ano passado, Itatiba foi a Etec melhor colocada, com o terceiro lugar entre 39 equipes. “A Fórmula Drone é uma competição de tecnologia diferente de tudo que já havíamos participado”, afirma o diretor da unidade, Cristiano de Oliveira. “Durante as provas dá para notar a empolgação e motivação dos alunos, uma experiência incrível para todos os participantes.”