Nesta quarta-feira (14), estudantes da região de Barretos participaram de visita pedagógica ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Ao todo, 80 estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Enoch Garcia Leal, de Guaíra, puderam passear pela capital paulista e conhecer as dependências culturais, com transporte subsidiado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista) – Museu.
Kaique Alves Nunes, estudante da 3ª série do EM, relata que a sua primeira visita à cidade e ao museu atendeu todas as suas expectativas. “Conhecer São Paulo foi maravilhoso, nunca conheci uma cidade tão grande. Estou surpreso com o museu e toda sua grandiosidade. É um lugar fantástico e acho que qualquer um que desfrute disso se surpreenderá. Aprendemos muito sobre a cultura indígena e línguas indígenas, da nossa cultura. Estou muito grato a essa experiência e acho que nunca teremos outra igual”.
A visita também foi aprovada pela aluna Gabriela Vitória Galbiade de Matos, do 8º ano do EF. “Adorei conhecer o museu. Ter essa experiência de entender mais sobre os nossos povos antepassados, nossa cultura, sobre a linguagem de indígenas de outros países e a apresentação que foi emocionante. Com certeza tudo o que aprendi hoje irá agregar muito na minha vida. Estou muito grata a direção e aos professores que nos guiaram e espero que isso se repita no ano que vem”.
Acompanhados pela equipe gestora da unidade, a iniciativa de visita ao museu e conhecimento das dependências urbanas de São Paulo tem como cunho pedagógico o estudo e o incentivo à busca de conhecimento, cultura e educação para a formação complementar do aluno.
“O PDDE tem nos oportunizado concretizar o currículo escolar em ação por meio das visitas aos museus e espaços culturais. Para nós do interior é uma possibilidade ímpar, trazer os alunos para conhecer a cultura viva e presente nos livros didáticos. Muitos deles conhecerão a capital do Estado pela primeira vez”, elucida a dirigente de ensino de Barretos, Solange de Oliveira.
PDDE Paulista
Criado em 2019, o PDDE Paulista é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola.
Disponível desde outubro de 2022, a modalidade direcionada ao subsídio de transporte dos alunos da rede pública estadual para a visitação de teatros, museus, exposições culturais e artísticas, além de casas de cultura, tem como objetivo proporcionar atividades fora do ambiente escolar e ampliar a formação integral dos estudantes.