• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/12/2022
Notícia

Estudantes da região de Barretos visitam Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista

Passeio pedagógico teve transporte de 80 alunos da EE Enoch Garcia Leal custeado pelo PDDE Paulista Museu

Nesta quarta-feira (14), estudantes da região de Barretos participaram de visita pedagógica ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Ao todo, 80 estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Enoch Garcia Leal, de Guaíra, puderam passear pela capital paulista e conhecer as dependências culturais, com transporte subsidiado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista) – Museu.

Kaique Alves Nunes, estudante da 3ª série do EM, relata que a sua primeira visita à cidade e ao museu atendeu todas as suas expectativas. “Conhecer São Paulo foi maravilhoso, nunca conheci uma cidade tão grande. Estou surpreso com o museu e toda sua grandiosidade. É um lugar fantástico e acho que qualquer um que desfrute disso se surpreenderá. Aprendemos muito sobre a cultura indígena e línguas indígenas, da nossa cultura. Estou muito grato a essa experiência e acho que nunca teremos outra igual”.

A visita também foi aprovada pela aluna Gabriela Vitória Galbiade de Matos, do 8º ano do EF. “Adorei conhecer o museu. Ter essa experiência de entender mais sobre os nossos povos antepassados, nossa cultura, sobre a linguagem de indígenas de outros países e a apresentação que foi emocionante. Com certeza tudo o que aprendi hoje irá agregar muito na minha vida. Estou muito grata a direção e aos professores que nos guiaram e espero que isso se repita no ano que vem”.

Acompanhados pela equipe gestora da unidade, a iniciativa de visita ao museu e conhecimento das dependências urbanas de São Paulo tem como cunho pedagógico o estudo e o incentivo à busca de conhecimento, cultura e educação para a formação complementar do aluno.

“O PDDE tem nos oportunizado concretizar o currículo escolar em ação por meio das visitas aos museus e espaços culturais. Para nós do interior é uma possibilidade ímpar, trazer os alunos para conhecer a cultura viva e presente nos livros didáticos. Muitos deles conhecerão a capital do Estado pela primeira vez”, elucida a dirigente de ensino de Barretos, Solange de Oliveira.

PDDE Paulista

Criado em 2019, o PDDE Paulista é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola.

Disponível desde outubro de 2022, a modalidade direcionada ao subsídio de transporte dos alunos da rede pública estadual para a visitação de teatros, museus, exposições culturais e artísticas, além de casas de cultura, tem como objetivo proporcionar atividades fora do ambiente escolar e ampliar a formação integral dos estudantes.