terça-feira, 05/12/2023
Destaque

Estudantes da zona leste grafitam muro de diretoria de ensino com ajuda de artistas locais

Após concurso realizado com 70 mil estudantes de 77 escolas de Cidade Tiradentes, Guaianases, São Mateus, José Bonifácio e São Rafael, obras foram reproduzidas em parceria com grafiteiros da região na última sexta-feira (1º)

Na zona leste de São Paulo, o grafite tem sido exaltado pelas escolas estaduais como expressão de experiências sociais e culturais. Como resultado da inserção desse assunto no cotidiano de 70 mil estudantes de 77 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Leste 3, projetos de grafite selecionados em um concurso promovido na região saíram do papel e passaram a decorar os muros e paredes da regional com ajuda de artistas locais.

O evento “Um Dia de Celebração Cultural” é a atividade final de uma série de ações que as unidades de ensino — localizadas nos bairros Cidade Tiradentes, Guaianases, São Mateus, José Bonifácio e São Rafael— realizaram no mês de novembro, como batalha de rima, apresentações hip hop e fomento à arte e criatividade, que compuseram o concurso de grafite da diretoria de ensino.

“O objetivo dessa atividade é o de integrar ainda mais os alunos às escolas, unindo aprendizado e expressão artística, como é o caso do grafite, unindo o tema às atividades pedagógicas. O concurso valoriza as potencialidades dos estudantes da região e faz com que o conhecimento flua com mais intensidade e consistência”, ressalta Eric Vellone Coló, dirigente regional da leste 3.

Coló acredita que essa é uma das ações que devem ser somadas para o desenvolvimento social dos estudantes do extremo leste e suas comunidades. “O grafite, como forma de arte urbana, tem o poder de transcender barreiras e dar voz às questões que permeiam a realidade dos jovens”, garante.

O concurso foi aberto para a participação de todos os estudantes das escolas da região e recebeu 51 inscrições. Cada participante expressou no concurso, de forma única, um pouco sobre suas vivências e perspectivas.

A seleção das produções que agora estamparão os muros e paredes da diretoria de ensino foi realizada por uma comissão avaliadora, que considerou critérios como criatividade, originalidade, habilidades técnicas e aderência ao tema proposto. Nesta sexta, os vencedores se reunirão a grafiteiros da região para “dar vida” aos projetos que colocaram no papel.