• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/04/2007
Últimas Notícias

Estudantes de Escola Estadual visitam exposição no Palácio dos Bandeirantes e conhecem gabinete de José Serra

Visita para conhecer acervo de arte do Governo Paulista terminou na sala do governador O tamanho e a grandeza dos salões do Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São […]

Visita para conhecer acervo de arte do Governo Paulista terminou na sala do governador

O tamanho e a grandeza dos salões do Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, não tiraram a naturalidade e a curiosidade do grupo formado por 30 alunos de 8ª série da Escola Estadual Prof. Antônio Lisboa , localizada na zona norte de São Paulo, durante a visita à exposição “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios” , nesta segunda-feira, dia 2.

Eles foram recebidos pelo governador José Serra e pela secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos. “Vocês vão conhecer este espaço acompanhados das pessoas que trabalham aqui, e terão a chance de levar para a sala de aula tudo o que aprenderam”, lembrou Maria Lucia. Já o governador se juntou aos alunos para ouvir detalhes das obras de artistas como Anita Malfatti, Livio Abramo e Victor Brecheret. “Sejam bem vindos. Fiquem à vontade e, quando terminarem, nos encontramos no Gabinete”, anunciou Serra.

Sobre a exposição

A exposição sobre o Modernismo é apenas a primeira de uma série de oito que ocorrerão ao longo deste ano. Material e tema não faltam. São obras de arte como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, peças de mobiliários dos séculos 18 e 19, porcelanas da Companhia das Índias , pratarias, tapeçarias, além de móveis e utensílios domésticos pertencentes à arte sacra colonial.

Escola visitante já trabalha o tema

A exposição tem tudo a ver com a fase atual vivida pelos alunos da Escola Estadual Prof. Antônio Lisboa . Orientados pelo professor de Educação Artística Daniel Medeiros de Andrade, os alunos da 8ª série já trabalham a questão da arte em sala de aula. O conteúdo propõe a discussão de conceitos sobre o abstrato, tema usado como pano de fundo para trabalhar as dificuldades e experiências dos alunos em relação ao entendimento do tema.

Mais sobre o projeto

Partindo de um estudo sobre o abstrato, foram desenvolvidas apresentações em power point utilizadas c omo instrumento para estimular a pesquisa, a criatividade, a troca e a construção do conhecimento, a partir do estudo de cada fase: cubismo, expressionismo, modernismo etc. Com o auxílio do computador, os alunos pesquisaram o tema “Artes Plásticas no Brasil” por meio das obras disponíveis na internet. A partir daí, o projeto – ainda em fase de desenvolvimento – passou a estabelecer conexões, considerando o planejamento pedagógico e a realidade dos estudantes.

Acesso ao público

A idéia é exibir pela primeira vez, de forma organizada, cinquenta das 3.500 peças pertencentes a três endereços do Executivo estadual – o próprio Palácio dos Bandeirantes , o Palácio Boa Vista , em Campos do Jordão, e a casa de verão no Horto Florestal – sendo que apenas os dois últimos davam livre acesso ao público. No caso do Palácio dos Bandeirantes , onde se guarda o maior lote das obras de arte, era necessário agendar visita – mesmo assim restrita a apenas algumas alas – nas quais se apreciava uma ou outra tela e escultura.

Agora, o saguão central reúne cinqüenta preciosidades. São trabalhos de nomes vinculados à Semana de Arte Morderna de 1922 como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, ou de artistas que deram seqüência às novidades do modernismo, a exemplo de Flávio de Carvalho e Vicente do Rego Monteiro. A residência de inverno acolhe tesouros como o óleo sobre tela Ventania , de Anita Malfatti, e três pinturas de Tarsila, destacando-se a famosa Operários (1933). Quem quiser ter uma pequena mostra do que estará em exposição poderá acessar o site www.acervo.sp.gov.br.

Serviço

Exposição “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”

Data: 28/03 a 31/05

Horário: segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados das 11 às 16 horas

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi – São Paulo.

Celso Bandarra