quarta-feira, 05/07/2023
Destaque

Estudantes de São Paulo podem participar de atividades de tecnologia e inovação durante as férias escolares

Trilhas formativas de julho estão abertas no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

Alunos da rede estadual de São Paulo que se interessam por tecnologia e inovação podem explorar esse universo participando de atividades presenciais durante as férias escolares. Serão diversas trilhas formativas, promovidas pelo Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), na unidade da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.

Durante o recesso escolar, às segundas, quartas e sextas-feiras, estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio, podem participar de trilhas formativas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação 5.0 e Internet das Coisas e Mundo do Trabalho e Projeto de Vida. Nessas atividades, os estudantes aprendem sobre robótica, programação, cultura maker, inovação, entre outros temas.

“Essa é uma oportunidade para os alunos explorarem novas possibilidades de aprendizado. Por meio de uma atividade diferenciada do que é mostrado em sala de aula, os alunos ficam mais engajados e despertam interesse por novos conhecimentos”, explica o responsável pelo CIEBP, Alexandre Marques.

Além das trilhas, o CIEBP da EE Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira também oferece formação para professores e mentorias de projetos para alunos e docentes. Essas duas modalidades acontecem às terças e quintas-feiras. Os agendamentos podem ser feitos neste link: https://sed.educacao.sp.gov.br.

CIEBP
O CIEBP é um programa que está inserido em uma tríade de inovação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, composta pelo Inova Educação (Curricular) e o Movimento Inova (Cultural), o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista ( CIEBP) é um espaço que busca potencializar a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de métodos, práticas e tecnologias para atender aos desafios da Educação pública Contemporânea. A partir da fomentação de metodologias e processos e do acesso a diferentes ferramentas e recursos, o CIEBP visa a promover e a impulsionar a inovação, para esta acontecer de forma ágil, baseada em evidências e integrada às realidades escolares.

Segunda-feira – Sustentabilidade e Meio Ambiente
Quarta-feira – Educação 5.0 e Internet das Coisas
Sexta-feira – Mundo do Trabalho e Projeto de Vida

Temáticas:
Trilha Básica 1 – Hub de Inovação, Programação Descomplicada e Cultura Maker
Trilha Básica 2 – Programação Descomplicada, Cultura Maker e Cultura Digital
Trilha Básica 3 – Cultura Maker, Cultura Digital e Robótica E Modelagem
Trilha Básica 4 – Cultura Digital, Robótica e Modelagem e Prototipagem e Fabricação Digital
Trilha Básica 5 – Robótica e Modelagem, Prototipagem e Fabricação Digital e Hub de Inovação
Trilha Básica 6 – Prototipagem e Fabricação Digital, Hub de Inovação e Programação Descomplicada

Duração das trilhas
2h (40 min por espaço)