O Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), divulgou as regras da 12ª edição do Concurso de Redação. A competição cultural é aberta a estudantes das 91 Diretorias de Ensino da rede estadual paulista e das escolas municipais e particulares do município de Barretos. Neste ano, as produções textuais devem discutir o tema “Infecção e câncer: cuide, previna e combata”.
Podem participar alunos matriculados em classes do 9º ano do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio, regular e em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão avaliados textos redigidos no gênero discursivo (dissertativo-argumentativo) com tamanho entre 15 e 20 linhas. Para a elaboração das redações, cada participante conta com o apoio de um professor orientador da própria escola.
A comissão julgadora avaliará e selecionará os melhores textos de acordo com os seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. No site www.ha.com.vc/concursoderedacao, estão disponíveis para download regulamento, folha de redação, dicas de autoavaliação para os estudantes, além de materiais didáticos e vídeos.
As redações devem ser enviadas até 7 de junho. Serão selecionados para a fase final seis textos — dois de cada categoria (9º ano do Ensino Fundamental regular; Ensino Médio regular; e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EJA). O vencedor de cada grupo será premiado com um notebook e o segundo com um tablet. Os dois primeiros colocados também terão direito a participar de um estágio de três dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular, do Hospital de Amor, em Barretos.
Edição 2023
Na edição de 2023, seis estudantes matriculados em unidades da rede estadual em Araçatuba, Avaré, Brotas, Nova Luzitânia, São Vicente e Taiúva foram finalistas. Na categoria Ensino Médio regular, o primeiro lugar foi para Ana Laura Gomes Cassiano, da Escola Estadual Professora Licolina Villela Reis Alves, de Araçatuba.
“Nós já estávamos trabalhando um texto relacionado ao tema câncer, quando recebemos o regulamento do concurso. Então aproveitei que o assunto estava em pauta e lancei o desafio para os alunos escreverem as redações. Ao todo, tivemos cerca de oito textos selecionados e um deles foi o vencedor”, conta Célio Hélio de Oliveira, professor orientador de Ana Laura no concurso.