• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 02/12/2014
Pais e Alunos

Estudantes da rede estadual de ensino participam da Provinha Brasil nessa semana

A avaliação é destinada aos alunos do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nessa semana os alunos do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual participam da Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com orientações da Coordenadoria de Gestão de Educação Básica (CGEB) as escolas podem aplicar a prova no dia 2 ou 3 de dezembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e noFacebook

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que, desde 2013, passou a compor o Eixo “Avaliação” do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A avaliação é aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo.

Os resultados da prova aplicada pela Educação em parceria com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, oferecem informações sobre os conhecimentos agregados pelos estudantes ao longo do ano letivo, no que diz respeito às habilidades de Leitura e Matemática.  

As escolas participantes receberam um Kit da Provinha Brasil que contém Guia de aplicação; Guia de Correção e Interpretação de Resultados; Caderno de aluno e Reflexões sobre a Prática. O material apresenta orientações para as avaliações de Língua Portuguesa e outra para a Matemática.