• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/05/2022
Notícia

Expo Movimento Inova vai agitar o Ginásio do Ibirapuera com muita criatividade e inovação

Evento será realizado nos dias 25 e 26 de maio para estudantes e profissionais da Educação do Estado de São Paulo

Criada especialmente para estudantes do ensino fundamental (4º ao 9º ano) e do ensino médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Expo Movimento Inova vai levar muita tecnologia, inovação e criatividade ao Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino vão participar presencialmente ou online, pela transmissão do Centro de Mídias SP (CMSP). A abertura do evento, amanhã (25) às 9h, será feita pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Renilda Peres.

Drones, robôs, realidade virtual, cosplayers, além de palestras e oficinas com convidados especiais fazem parte da programação que se estende até quinta-feira, 26 de maio. Os participantes ainda poderão acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que terão a premiação no segundo dia do evento.

“A Expo Movimento Inova é um evento de excelência para a rede estadual, que aproxima o mundo da inovação e da tecnologia da vivência dos estudantes, de tudo que eles já estão aprendendo nas escolas. E vai além, pois os estudantes podem olhar para o mercado de trabalho, para o seu projeto de vida e conectar sonhos com realidade. É um movimento em que a rede aprende com a rede”, explica Débora Garofalo, organizadora do evento, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Seduc-SP e Teacher Prize 2019.

Educação Midiática e aprender com projetos serão temas de palestras e oficinas

Educação para ler, entender e escrever informações, além de combater fake news são alguns dos objetivos do projeto EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta. O tema será abordado no dia 25, em uma oficina, às 11 horas, com o jornalista e professor Bruno Ferreira, e em uma palestra às 14 horas, com Daniela Machado.

“A Educação Midiática é um conjunto de habilidades que precisam ser encaradas como um direito de todo cidadão, assim como o acesso à internet, que ainda não está garantido para todo mundo. Mas tendo o acesso, precisamos pensar de que maneiras ele pode ser bem aproveitado”, conta Daniela Machado, jornalista e coordenadora do EducaMídia.

Já para os que se interessam em aprender com projetos, a Tríade Educacional vai explicar a metodologia STEAM, que é uma palavra criada com as iniciais em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, que conecta todas essas áreas de conhecimento. Em palestra no dia 26, às 14 horas, Leandro Holanda, cientista e diretor da Tríade vai falar sobre o “STEAM e o Novo Ensino Médio”, como os estudantes podem usar e aplicar a tecnologia no seu dia a dia. Já na oficina, junto com a designer Tatiane Nakasone, é hora de colocar a mão na massa e levar o STEAM para a sala de aula com materiais acessíveis.

As atividades gratuitas serão divididas em tendas e salas, onde serão ministradas 12 palestras e 18 oficinas. O objetivo do evento é mostrar as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas cinco mil escolas estaduais de São Paulo. A programação completa da 4ª edição da Expo Movimento Inova está disponível no site https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/

Parceiros

Faz Educação & Tecnologia, Code, Google for Education, Tríade Educacional, Instituto Catalisador, Drone Lab Brasil, Educa Digital, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Unicef, Fundação Lemann, IFood, Microsoft, Árvore, Mastertech, Instituto Palavra Aberta e Universo da Criatividade.

Credenciamento de imprensa

Para cobrir o evento envie e-mail para imprensa@educacao.sp.gov.br com nome do veículo, nome, função e número de telefone dos profissionais.