quinta-feira, 06/10/2011

Fase final da Olimpíada Escolar Estadual começa nesta sexta, dia 7/10

Cerca de três mil alunos participarão das finais da categoria infantil, que acontecem até o dia 16 de outubro em Penápolis Tem início nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, em […]

Tem início nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, em Penápolis, a fase final da Olimpíada Escolar Estadual, A comeptição é voltada a estudantes das escolas estaduais, na categoria infantil (15 a 17 anos). Cerca de três mil alunos participarão das competições de atletismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal e handebol. A cerimônia de abertura será realizada às 20h no ginásio municipal de esportes “Antonio Castilho Braga”, com entrada franca.

Os competidores representam 15 regiões do Estado: Capital, São José dos Campos, Araçatuba, Santos, Campinas, Araraquara, Sorocaba, Barretos, São José do Rio Preto, Franca, Presidente Prudente, Bauru, Marília, Grande São Paulo e Ribeirão Preto. Os campeões serão classificados para a seletiva paulista que ocorrerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, no Complexo do Ibirapuera, na capital. Na seletiva, atletas das escolas estaduais, municipais e particulares disputarão as vagas para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que serão realizadas entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Curitiba.

Incentivo ao esporte

Na rede estadual paulista, os alunos não só tem aulas de educação física, previstas na grade curricular do ensino regular, mas também podem participar das Atividades Curriculares Desportivas (ACD), que são oferecidas gratuitamente pelo Estado. Coordenadas por professores de educação física da rede, essas atividades acontecem em horário alternado com as aulas regulares e têm por objetivo aprofundar o contato do aluno com a modalidade esportiva.

“Na ACD, o aluno pode escolher uma modalidade na qual queira se aperfeiçoar e iniciar um treinamento de base. A partir daí começa a participar de competições, entrando de fato no meio esportivo”, explica Sérgio Roberto Silveira, da equipe técnica de Educação Física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. “Dessa forma, a escola acaba sendo um celeiro esportivo, no sentido que sensibiliza e abre portas para o aluno conhecer o mundo dos esportes, além de dar a ele a oportunidade de se aprimorar”, conclui.