terça-feira, 22/10/2019
Boas Práticas

Feira de profissões agita escola na Zona Leste da Capital

Evento aconteceu no último sábado (19), em escola da Zona Leste da capital

Os jovens da Escola Estadual Luiza Mendes Corrêa de Souza, na Zona Leste de São Paulo, tiveram um sábado voltado ao futuro da carreira. A comunidade escolar participou de uma Feira de Profissões, resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado pelos estudantes das 3ª séries do Ensino Médio.

Pelo terceiro ano consecutivo, durante todo o ano os alunos trabalham nesse projeto e ao final do terceiro semestre letivo realizam a Feira das Profissões. Cada sala da unidade de ensino reprisa o ambiente de uma profissão, e os estudantes pesquisam, explanam sobre o assunto, levam objetos usados no dia a dia do profissional e falam sobre o mercado de trabalho e média salarial.

“O grande diferencial desse trabalho é o protagonismo gerado nos alunos. Eles têm a oportunidade de entender como funciona o cotidiano e quais as possibilidades de cada profissão. É tudo feito por eles, que também aprendem capacidades sócio-emocionais tão importantes, como organização e resiliência”, pontua a professora Érica Miranda.

Os estudantes são divididos em grupos para pesquisar sobre as profissões de acordo com seu interesse. Os professores promovem debates e ajudam na busca pelas informações. “O papel do professor em atividades assim deve ser o de tutor. O guia do conhecimento. Estimular o protagonismo é essencial”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

Com o evento, a escola pretende apresentar aos alunos a diversidade de profissões e dessa forma ajudá-los na escolha da carreira.