• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/05/2005
Últimas Notícias

Feira internacional abre com palestra de Chalita

“É preciso deixar o aluno falar,e deixar que ele chegue a uma conclusão. Isso é transformar”. A frase é do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, que representou o […]

“É preciso deixar o aluno falar,e deixar que ele chegue a uma conclusão. Isso é transformar”. A frase é do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, que representou o governador Geraldo Alckmin na abertura do 12º Congresso Internacional de Educação, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na platéia, cerca de mil pessoas acompanharam a palestra “Do aprender passivo ao saber que transforma: a educação na era da Informação.”

Chalita fez questão de ressaltar que o papel do educador é “descobrir em nós as coisas boas que temos, para poder dividir isso com as outras pessoas.”

Sobre a novas formas de aprendizagem, o secretário explicou que o contato humano sempre deve estar em primeiro lugar. “Mesmo com as novas tecnologias, a gente não pode deixar de lado, por exemplo, o trabalho sensível do contador de histórias.” E o próprio educador, segundo o secretário, também deve usar a narrativa como um recurso valioso. “A forma como se conta uma história pode servir como um tipo de aprendizagem transformadora.”

Serviço

O 12º Congresso Internacional de Educação e a Feira Educar 2005 acontecem no período de 18 a 21 de maio, das 10 às 20 horas, nos pavilhões branco e vermelho do Expo Center Norte. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site: www.educador.com.br

Celso Bandarra

Fotos: Laércio Marmo