• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/06/2012
Imprensa

Férias começam segunda-feira para 4,3 milhões de alunos da rede estadual

Recesso escolar tem calendário unificado para as cerca de 5 mil escolas estaduais e vai de 2 a 31 de julho neste ano O período de férias dos 4,3 milhões […]

Recesso escolar tem calendário unificado para as cerca de 5 mil escolas estaduais e vai de 2 a 31 de julho neste ano

O período de férias dos 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa segunda-feira, dia 2 de julho, e segue até o dia 31. A partir deste ano, o calendário das 5 mil escolas estaduais passou a ser unificado e as aulas regulares se encerram no último dia útil de junho e reiniciam no 1º dia útil de agosto para todas as unidades. Antes o recesso era de 15 dias e as datas podiam variar entre escolas.

O objetivo das alterações implantadas pela Secretaria da Educação é compatibilizar o cronograma do Estado com os dos demais sistemas de ensino, além de facilitar aos familiares o planejamento das férias dos estudantes, visto que o período passou a ser pré-determinado, o que não acontecia em anos anteriores. Essas mudanças atendem às reivindicações feitas por representantes de servidores da Educação.

As atividades escolares só terminarão após completados os 100 dias letivos previstos para o período de retorno das férias. No total são 200 dias letivos. Vale ressaltar que as aulas programadas que deixarem de ocorrer por qualquer motivo são repostas, conforme a legislação pertinente.

Para aproveitar as férias

A professora Cristina Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro de Magistério da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do Estado, ressalta que no recesso o foco não é o estudo. “O período de férias é para brincar. A pausa é fundamental para que o aluno possa desenvolver outras atividades”, explica Cristina. Entre as sugestões da CGEB estão atividades tanto culturais, como ler e ver filmes, quanto ao ar livre, como visitas a parques e praças.  “Na última semana de férias é que se recomenda relembrar o conteúdo já trabalhado e organizar o material escolar”, acrescenta a professora docente.